Centro em Saúde do Trabalhador promove curso de Vigilância em Saúde

Curso é voltado aos profissionais que trabalham nas Vigilâncias Sanitária, em Saúde Ambiental e Epidemiológica

Durante três dias, profissionais de saúde participam do Curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador, realizado pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest-. A capacitação acontece de 18 a 20 de novembro, a partir das 8 horas, no auditório do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas – Dape-, antigo Dabs, e tem como objetivo capacitar os profissionais que atuam na saúde do trabalhador para as práticas de intervenção dos processos produtivos com ênfase nas técnicas de análise de risco, na metodologia de intervenção sanitária e de vigilância em saúde do trabalhador na perspectiva do SUS. 

O curso é voltado aos profissionais que trabalham, principalmente, na Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde Ambiental e Vigilância Epidemiológica. Neste primeiro módulo, será discutida a legislação e vigilância em saúde do trabalhador, o histórico da relação entre saúde e trabalho e as diferenças conceituais da área de saúde do trabalhador.  

Segundo Lucélia Trivelato, gerente do Cerest, a área de saúde do trabalhador é parte integrante da Secretaria de Estado de Saúde e zela pela saúde nos ambientes e nas relações do ser humano com o trabalho, além de prevenir agravos, tratar e reabilitar o trabalhador. "Com certeza, após o curso, nossos profissionais estarão mais preparados para desenvolver ações individuais e coletivas que visem atuar no processo saúde-trabalho-doença, para eliminar ou controlar fatores de riscos e danos", disse. 

Está confirmada a participação de dois palestrantes do Estado da Bahia: Dra. Letícia Coelho da Costa Nobre, coordenadora de Saúde do Trabalhador da Bahia – especialista em saúde pública – e Alexandre José Ribeiro de Brito, coordenador da Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho do Centro de Estudo de Saúde do Trabalhador.