Com instalações adequadas para melhorar o atendimento aos 60 idosos que fazem parte de suas atividades, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), entregou nesta sexta-feira, 10, o Centro Dia para Idosos.
A primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, participou da solenidade acompanhada pelo secretário Antônio Torres, titular da Seds; deputada federal Perpétua Almeida e o deputado estadual Jamyl Asfury. Também participaram o juiz Luiz Camolez, do Tribunal de Justiça e o promotor do Ministério Público do Estado (MPE), Rogério Munhoz.
Marlúcia Cândida afirmou que o governador Tião Viana tem grande respeito por todos, incluindo os idosos. Ela lembrou que desde que iniciou na carreira política Tião Viana apoia ações que beneficiem os idosos.
“Na época em que foi senador, Tião buscou recursos para que fosse construído no Acre um hospital para atender exclusivamente os idosos. E ele conseguiu. Hoje temos o Hospital do Idoso, ali no Hospital das Clínicas. Tião também demonstrou sua preocupação com os idosos quando iniciou seu governo, tanto que lançou o Cuidando dos Seus Olhos para que todos voltassem a ver a vida mais colorida”, disse a primeira-dama.
Marlúcia Cândida garantiu que o governo do Estado, por uma determinação do governador, permanecerá investindo em ações de políticas públicas em prol dos idosos. “O governo está cuidando de quem está nascendo [referindo-se a ampliação da licença-maternidade] e de quem tem a experiência de vida para compartilhar conosco”, disse.
Cosma Maria da Conceição, 82 anos, disse que frequenta o Centro Dia e gostou de ver as modificações no prédio. Ela contou que mora com uma filha, mas que não gosta de ficar em casa porque se sente mal se ficar “parada”.
“Eu venho pra cá porque a gente faz várias atividades, conhece outras pessoas. Sou viúva e moro com uma filha, se eu fico em casa posso me meter as fazer as coisas dos cuidados da casa e me machucar. Se venho pra cá isso não acontece porque eu cuido da minha saúde e quando chego em casa já estou cansada, só me sento no sofá e vou ver minha novela”, revela Cosma da Conceição.
Bem-estar na melhor idade
De acordo com o secretário Torres, a reforma do Centro Dia custou R$ 554 mil e inclui a partir de agora uma piscina para atividades de hidroginástica, quadra de esportes, sala de reuniões, salas para atendimento técnico, sala multiuso, sala de convivência, banheiros adaptados, sala de fisioterapia e coordenação.
Torres destacou que a intenção é ampliar para 100 o número de vagas no Centro Dia. “Esse serviço garante um vínculo familiar dos idosos com seus filhos ou demais parentes, pois para participar das atividades nós solicitamos que a família esteja junto para que não haja aquele sentimento de isolamento e há atividades que incluem os familiares”, observou secretário.
Galeria de imagens