Centro Dia garante maior qualidade de vida ao público da melhor idade

Mais de 50 idosos são atendidos diariamente em atividades que geram otimismo, autoestima e fortalecimento de vínculos familiares

eli_1713_large.jpg
 

eli_1761_large.jpg

O centro configura-se como uma ação preventiva, uma vez que busca, através de diversas atividades restabelecer ou fortalecer os vínculos entre a pessoa idosa e a família/sociedade (Foto: Elissandro Freitas)

O secretário de Desenvolvimento Social, Antonio Torres, juntamente com sua equipe, visitou na manhã de quinta-feira, 17, o Centro Dia para Idosos, espaço que atende atualmente 58 idosos com idade entre 62 e 93 anos de idade. O Centro Dia, como é conhecido, iniciou suas atividades no dia 10 de maio de 2001, está localizado na Rua Lírio Paulo Lustosa, 375, Conjunto Procon, e compõe uma das várias ações da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), dentro da Divisão de Proteção Social Especial, que compreende ações de média e alta complexidades, ou seja, quando os vínculos familiares ou comunitários já se encontram em situação de fragilidade ou de rompimento.

O Centro configura-se como uma ação preventiva, uma vez que busca, através de diversas atividades (psicoterapia, terapia ocupacional, recreação, caminhada, ginástica, fisioterapia, hidroginástica, canto coral, bailes, e reuniões familiares periódicas), restabelecer ou fortalecer os vínculos entre a pessoa idosa e a família/sociedade.

A ação, que conta com uma equipe de 24 profissionais das mais diversas áreas, como educadores físicos, cuidadores de idosos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, psicólogos, pedagogos, entre outros, é mantida com recursos do governo do Estado. Como afirma o secretário Torres, “o Centro é um instrumento de efetiva humanização, uma vez que atende uma parcela muito preciosa da sociedade, nossos idosos, que devem ser olhados com carinho, respeito e, acima de tudo, como sujeitos de direitos, e ao mesmo tempo demonstra a preocupação do governo em possibilitar uma melhor qualidade de vida a eles”. Vale ressaltar que todas as atividades oferecidas são gratuitas. O Centro é coordenado há quatro anos pela educadora Francisca Cavalcante.

“O que se busca, e se tem alcançado, é a manutenção da capacidade de independência do idoso, promovendo melhor qualidade de vida, evitando o asilamento, estimulando a autoestima, oferecendo informações aos familiares, proporcionando convívio multigeracional, preenchendo seu tempo com qualidade, trazendo-o de volta ao convívio da sociedade”, finaliza. O convívio multigeracional acontece através de visita a creches e escolas, com apresentação de danças e do coral, que por onde passa deixa um clima de nostalgia e alegria, diante da simpatia e do bom humor dos participantes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter