Centro de Saúde Claudia Vitorino atende até as 22 horas

Resultado de exame de sangue sai em quarenta minutos. Barral y Barral e pronto-socorro já têm horário de funcionamento especial

posto_de_saude_claudia_vitirino.jpg

Sobe para três o número de unidades incluídas no enfrentamento à dengue em Rio Branco (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O Centro de Saúde Barral Claudia Vitorino, no bairro Taquari, iniciou nesta terça-feira, 13, o atendimento do Plano de Contingenciamento da Dengue e irá funcionar todos os dias, inclusive fins de semana e feriados, das 7 às 22 horas. Com esse, sobe para três o número de unidades incluídas no enfrentamento à dengue em Rio Branco. O centro conta com dois médicos em cada um dos três turnos de funcionamento e laboratório que emite em 40 minutos o resultado do exame de sangue.

O Claudia Vitorino atenderá pessoas com síndrome febril que podem portar dengue ou virose típica do período de chuvas. Além dos médicos, o serviço conta com enfermeiros, técnicos e laboratoristas. No Barral y Barral, localizado no bairro da Estação Experimental, pelo menos 100 pacientes estão sendo atendidos diariamente desde que foi implantado  o plano de contingenciamento. O pronto-socorro também realiza atendimento especial.

Parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco permite o atendimento especial nesses centros e visa  oferecer rapidez no atendimento aos pacientes com suspeita de dengue ou viroses em geral. De acordo com Thor Dantas, secretário-adjunto de Saúde, 30% dos exames realizados em todo o Estado dão resultado positivo para dengue, número tido como normal para o período.

O atendimento é de fato muito rápido. A estudante Ingrid Araújo precisou de alguns minutos para sentar-se à mesa de coleta de sangue na manhã desta terça-feira no Claudia Vitorino. O horário de funcionamento permanecerá enquanto for necessário, informou Dantas.

O que é a dengue

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

Tipos de dengue

Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.

Formas de apresentação

A dengue pode se apresentar – clinicamente – de quatro formas diferentes: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue. Entre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.

O que são viroses?

As viroses, do ponto de vista sintomatológico, podem ser respiratórias, como a gripe; gastrointestinais, como o rota-vírus; específicas, como a hepatite; ou inespecíficas, como a atual. As viroses inespecíficas não têm predileção por sistema ou aparelho. Elas podem provocar vários tipos de sintomas. O grande problema de qualquer virose é o fato de predisporem o organismo a outras afecções.