Centro de Referência realiza capacitação em Direitos Humanos para imigrantes em Brasileia

 

Imigrantes participam de ações multidisciplinares promovidas pelo CRDH (Foto: Assessoria Sejudh)

Imigrantes participam de ações multidisciplinares promovidas pelo CRDH (Foto: Assessoria Sejudh)

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio do Centro de Referência de Direitos Humanos do Acre (CRDH), realizou neste sábado, 31, nos espaços do Ministério Público e no abrigo de acolhida para imigrantes em Brasileia, a capacitação multidisciplinar para um grupo de 150 haitianos e dominicanos.

 

Informações sobre a Lei Maria da Penha, entrega de apostilas e aulas de português/crioulo para auxiliar o período de permanência dos estrangeiros no país, orientações jurídicas, trabalhistas, psicossociais além de entrega de preservativos e encaminhamentos na área de saúde, foram algumas das ações de acolhimento feitas pela equipe do CRDH.

Além das aulas iniciação na língua portuguesa, que garantem a grande participação dos imigrantes nas atividades promovidas, o momento de intervenção cultural leva os imigrantes a demonstrarem um pouco da sua cultura, como as danças e as canções tradicionais do seu país de origem.

“Um dos nossos objetivos é fortalecer a interação entre os imigrantes e a comunidade brasileira, através das diversas expressões culturais”, explica Maria da Luz Maia, coordenadora do CRDH.

Atualmente cerca de 500 imigrantes estão sendo assistidos no abrigo mantido pelo governo do Estado, com a responsabilidade da Sejudh e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), além de outros órgãos e instituições que garantem o apoio e assistência humanitária.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter