O Centro de Referência em Direitos Humanos do Acre (CRDH) está apto a receber os mais diversos tipos de denúncias referentes a violações de Direitos Humanos. A equipe de profissionais é composta por assessores jurídicos, assistente social e educador social, e atua como mecanismo de defesa, promoção e acesso à Justiça. Os trabalhos já foram iniciados com os atendimentos na Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).
O cronograma de execução inclui a realização de palestras nas escolas e a realização de dez atendimentos itinerantes. Para isso, a Sejudh está buscando parcerias com os órgãos que realizam mutirões de atendimento na capital. O Centro de Referência em Direitos Humanos é um projeto piloto realizado em parceria entre os governos federal e estaduais e executado na maioria dos Estados. Inicialmente os atendimentos serão realizados somente em Rio Branco.
Além do atendimento permanente realizado na Sejudh, o CRDH contará também com um guichê de atendimento na OCA. A previsão é de que no prazo de quinze dias o novo espaço já esteja funcionando. “O Centro de Referência funciona como porta de entrada para que o cidadão tenha a garantia de que seus direitos serão respeitados”, ressaltou a coordenadora do CRDH, Maria da Luz França Maia.
O CRDH atua na defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente, pessoas com deficiência, idosos, público LGBT e outros. Os cidadãos que necessitarem dos serviços de atendimentos jurídico e social, mediação de conflitos, dúvidas ou orientações podem procurar a Sejudh, localizada na Rua Francisco Mangabeira, 37, bairro Bosque, ou ligar nos telefones (68) 3215-2310 e 3215-2315.