Centro de Operações Aéreas forma comandante do Acre

Conselho de Voo nomeou o major Albuquerque para comandar o helicóptero militar

 ciopaer_foto_angela_peres_1.jpg
 ciopaer_foto_angela_peres_3.jpg
 

ciopaer_foto_angela_peres_5.jpg

O Centro de Operações Aéreas do Acre (Ciopaer/AC) realizou a primeira formatura de um comandante acreano apto a pilotar o helicóptero João Donato (Foto: Angela Peres)

A aviação acreana viveu um momento histórico na manhã dessa segunda-feira, 3. O Centro de Operações Aéreas do Acre (Ciopaer/AC) realizou a segunda formatura de um comandante acreano apto a pilotar o helicóptero João Donato. A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria de Estado de Segurança Pública e contou com a presença de diversas autoridades, além de toda a tripulação e membros da Força Nacional de Segurança Pública.

Com mais de 40 salvamentos e 120 operações especiais, o helicóptero João Donato se tornou um marco na segurança pública do Acre. Com uma equipe de 21 homens, todos treinados pela Força Aérea Nacional, a tripulação agora conta com três comandantes, quatro pilotos formados e três em formação, além de dois mecânicos que estão sendo treinados para compor a equipe.

O secretário adjunto de Segurança Pública, Ermício Sena, lembrou que o governador Tião Viana tem muito cuidado com o setor de operações especiais. "Há a perspectiva de um futuro muito bom para a corporação", acrescentou. O Conselho de Voo então deu o título de proficiência ao major Albuquerque, já um dos pilotos da corporação.

Durante a solenidade, o major Outo, presidente do Conselho de Voo e integrante da Força Nacional, lembrou a trajetória de comando da equipe de operações aéreas. "Quando viemos para o Acre, achamos que só iriamos ensinar, mas aprendemos bastante também. Valeu a pena vir trabalhar aqui", disse. Foi o major Outo quem afirmou que o major Albuquerque estava com todas as condições para ser comandante da aeronave tipo AS350.

O major Albuquerque tem sua carreira através do Corpo de Bombeiros. Seu currículo militar inclui graduação e pós-graduação na área, além de inúmeros cursos técnicos militares. Emocionado, ele conta: "Foi um processo longo, antes mesmo da compra do helicóptero, desde 2002. Foram vários treinamentos e capacitações para chegarmos a esse dia".

Para o comandante da Polícia Militar, coronel Anastácio, o trabalho da equipe de operações aéreas teve um impacto muito grande em todo o Estado. "Vocês contribuíram não só com as Forças Armadas do Acre, mas com toda a população acreana, e isso pode ser facilmente notado através dos números de operações e salvamentos", reforçou o comandante.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Pires, também falou do importante trabalho desempenhado pela equipe, relembrou o caminho de competência do major Albuquerque e reforçou a importância do trabalho de salvar vidas desempenhado por todos esses homens.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter