Educação

Centro de Matemática do Estado adquire novos materiais interativos para uso pedagógico

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), beneficiou o Centro de Matemática, Ciências e Filosofia (CMCF), com a aquisição de novos materiais didáticos, interativos e tecnológicos para auxiliar no processo de aprendizagem em cursos, minicursos e oficinas oferecidas aos alunos da rede Estadual de Ensino.

Foram adquiridos materiais didáticos das áreas de ciências da natureza, matemáticas e suas tecnologias e, também, em robótica. Dentre esses materiais estão livros didáticos de biologia, além de equipamentos que irão auxiliar nas aulas práticas de biologia, como microscópios biológicos binocular, modelos de reprodução anatômica embrionária e esqueletos humanos, entre outros.

Dentre os materiais adquiridos estão livros didáticos de biologia, microscópios biológicos binocular com aumento 40x a 1600x; Reprodução anatômica da gravidez em oito fases da gestação embrionária, entre outros Foto: Jorge William/SEE.

Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos científicos e tecnológicos por meio dessas ferramentas educacionais, o CMCF adquiriu, ainda, novos jogos matemáticos, como cubos mágicos, jogos de xadrez e quebra-cabeças que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem.

Dessa forma uma das novidades entre os equipamentos tecnológicos é a aquisição de seis kits de robôs Lego Mindstorm EV3, de uso pedagógico, que aborda a teoria e a prática de conteúdos direcionados para a introdução à robótica.

Uma das novidades dos equipamentos tecnológicos é o robô Lego Mindstorm EV3 Home Edition, de uso pedagógico com conteúdos direcionados para a introdução à robótica Foto: Jorge William/SEE.

Em decorrência da situação de isolamento social, o CMCF está preparando minicursos online de Ensino a Distância (EAD), por meio da plataforma da educação do Acre (Educ). Dentre os minicursos que serão oferecidos estão: Envoltórios Celular, Introdução à Mitologia Grega, Aperfeiçoando as Habilidades Financeiras, Funções do 1º e 2º Graus Com Uso do Geogebra, Introdução à Química Orgânica, Astronomia e Introdução ao Arduíno Básico.

“Nós estamos buscando adaptar atividades online com a utilização dessas e outras ferramentas educacionais para que os alunos tenham acesso a esses novos equipamentos. Além de proporcionar ensino de qualidade, os cursos disponibilizam certificados de conclusão”, explica o professor Mustafa Sahid, coordenador do Centro de Matemática.