Centro de estudo de abelhas nativas será criado pelo governo do Acre

Sítio histórico do Seringal Bom Destino vai abrigar o Centro de Estudo de Abelhas Nativas do Acre (Foto: Leônidas Badaró)
Sítio histórico do Seringal Bom Destino vai abrigar o Centro de Estudo de Abelhas Nativas do Acre (Foto: Leônidas Badaró)

O governo do Estado pretende criar, em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), um Centro de Estudo de Abelhas Nativas no sítio histórico no Seringal Bom Destino, localizado em Porto Acre (60 quilômetros de Rio Branco).

Na manhã desta quarta-feira, 28, o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Glenilson Figueiredo, acompanhado da coordenação da cadeia produtiva do mel, esteve visitando o local.

O espaço servirá tanto para pesquisas científicas como para visitação das pessoas que se interessam pelo trabalho de criação de abelhas. Nas próximas semanas, a equipe que coordena a cadeia produtiva do mel na Seaprof já deve levar para o local as primeiras caixas com as abelhas sem ferrão.

Centro de pesquisas de abelhas vai ter laboratório, espaço para capacitação de produtores e pretende atrair os pesquisadores de outros estados (Foto: Leônidas Badaró)
Centro de pesquisas de abelhas vai ter laboratório e espaço para capacitação de produtores, e pretende atrair os pesquisadores de outros estados (Foto: Leônidas Badaró)

A intenção é de que, além das abelhas, seja construído um laboratório para pesquisa das diversas espécies desse inseto, um espaço para capacitação dos produtores e também um local de visitação, por meio do turismo ecológico ou científico.

“Esse é mais um passo dado para fortalecer a produção de mel no Acre. Capacitamos os produtores e agora partimos para a pesquisa. Vamos selecionar as abelhas mais produtivas para alcançar melhores resultados e aproveitar também para trazer as pessoas que são apaixonadas por criação de abelhas e os estudiosos do assunto”, afirma Edna Costa, coordenadora da Cadeia Produtiva do Mel na Seaprof.

O local escolhido para abrigar o centro de pesquisas é o Seringal Bom Destino, distante cerca de 40 minutos de barco de Porto Acre e que faz parte da história do Estado. “Vamos aproveitar esta estrutura maravilhosa que temos aqui e fazer um grande centro de pesquisa que vai ser de extrema importância para o crescimento da produção de mel no Acre”, disse Glenilson Figueiredo.