aprimoramento

Centro de ensino do Estado oferta minicurso de Língua Portuguesa para alunos da rede pública

O Centro de Matemática e Ciências Aplicadas (CMCA) está oferecendo um minicurso de Língua Portuguesa para alunos da rede pública estadual. A iniciativa tem o objetivo de aprimorar a leitura, compreensão e interpretação textual, de acordo com os descritores da Matriz de Referência de Língua Portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que está com avaliação nacional prevista para o período de 23 de outubro a 3 de novembro.

Minicurso de Língua Portuguesa para 95 alunos da Escola Sebastião Pedrosa. Foto: Mardilson Gomes

De acordo com o coordenador pedagógico do CMCA, Ramnsés Carneiro, o minicurso é parte do cardápio da instituição, que atualmente oferece cursos nas quatro áreas do conhecimento: matemática e suas tecnologias, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens; além dos cursos com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Na Sebastião Pedrosa, por exemplo, também serão oferecidos um minicurso de Matemática com foco no Saeb e outro voltado para o Enem. A meta é alcançar toda a rede estadual de Rio Branco. “Nós vamos até a escola e apresentamos o nosso cardápio de cursos e a escola opta pelo curso de acordo com as necessidades dos alunos”, explica Carneiro. 

Alunos de terceiro ano do ensino médio da Escola Sebastião Pedrosa. Foto: Mardilson Gomes

A professora Leonilha Carvalho, que aplica o minicurso de Língua Portuguesa na Sebastião Pedrosa, onde 95 estudantes de terceiros anos do ensino médio participam de aulas que abordam a leitura, compreensão, interpretação e retenção de informações, conta que “o objetivo é trabalhar as habilidades necessárias para que os alunos tenham sucesso nas avaliações e desenvolvam competências essenciais para sua formação acadêmica”. 

Para a gestora da escola, Sandy Guedes, a parceria com o centro é importante e tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma educação de qualidade, preparando-os para se destacarem nas avaliações e, futuramente, contribuírem para a transformação da sociedade: “Estamos trabalhando para que os nossos meninos tenham mais êxito nas avaliações externas e para que eles saiam daqui para transformar essa sociedade que aí está”.