O Centro de Apoio ao Surdo (CAS) do Acre estará com matrículas abertas entre 9 e 10 deste mês para os cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em contexto tradutor/intérprete e Libras em contexto intermediário, ambos na modalidade presencial. As vagas serão destinadas à comunidade em geral e profissionais da educação que tenham interesse em cursar a segunda língua oficial do país.
A carga horária de cada um dos cursos ofertados será de 120 horas, com previsão para se iniciar no dia 16 de abril. Para inscrever-se no curso de tradutor/intérprete – 40 vagas -, é necessário ter concluído o curso intermediário de Libras. Já para o intermediário – 40 vagas -, o pré-requisito é ter concluído o curso básico de Libras.
De acordo com a coordenadora do CAS no Acre, Socorro Rodrigues, o objetivo é proporcionar conhecimentos de competências legais, pedagógicas, linguísticas e tradutória no âmbito dos estudos da tradução e interpretação aplicada a Língua de Sinais/Português. “Oferecemos cursos, formações e oficinas que beneficiam não só os surdos, mas também a comunidade de ouvintes”, explica Rodrigues.
Somente receberão a certificação de conclusão do curso os inscritos que mantiverem frequência mínima de 75% nas aulas e alcançar aprovação, tanto nas avaliações práticas, quanto nas teóricas.
A intenção é concluir a etapa final da formação de tradutores/intérpretes de Libras na Rede Estadual de Educação, conforme regulamenta o Decreto 5.626/2005, e compartilhar práticas do ato de traduzir e interpretar a Libras para Português e Português para Libras, simultâneo e consecutivamente.
Inscrição
Para efetuar inscrição em um dos cursos, é preciso comparecer ao Centro de Apoio ao Surdo (CAS), localizado na Rua Rui Barbosa, 325, Centro (Antigo Mira shopping), no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h, munido dos documentos obrigatórios: Certificado de conclusão do curso intermediário ou básico de Libras e Cópia do RG.
Para mais informações, entre em contato através do e-mail: cas.ac.gov@gmail.com
O CAS
Em 12 anos de existência, o CAS estadual já atendeu mais de seis mil pessoas com formação e capacitação. O órgão pertence à Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), oferecendo diversos serviços, com o objetivo de apoiar o ensino dos surdos na rede pública no estado. No estabelecimento, são disponibilizados cursos de Libras, de intérprete de nível básico e intermediário.
Além disso, ainda trabalha com a formação continuada dos intérpretes que atuam nas escolas da rede. Atualmente há mais de 105 atendendo os alunos das escolas estaduais acreanas. Só na capital são 80.