O Centro de Apoio ao Surdo do Acre (CAS/AC) concluiu nesta quinta-feira, 12, o curso básico de Libras em Contexto, realizado durante o ano letivo de 2024 na Escola Estadual José Rodrigues Leite. A ação, que teve início em 14 de maio, foi promovida com o objetivo de capacitar professores da rede estadual de ensino de Rio Branco, especialmente aqueles que atuam em salas de recursos multifuncionais e atendimento educacional especializado (AEE).
Com uma carga horária de 120 horas, as aulas ocorreram duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras. Ao longo do ano, os participantes aprenderam os fundamentos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), incluindo vocabulário, pronomes, substantivos e verbos, em um contexto voltado para a inclusão escolar.
A coordenadora-geral do CAS/AC, Lindomar Araújo, destacou o comprometimento e o progresso dos 21 participantes que concluíram o curso. “Muitos alunos já estão sinalizando e fazendo a leitura em Libras. Esse é um grande passo para promover a comunicação e a inclusão dos estudantes surdos na rede pública de ensino”, afirmou.
Entre os participantes, estava Jaciene Dalmolin, professora de AEE, que ressaltou a relevância do curso para sua atuação profissional. Graças ao curso, ela agora consegue estabelecer uma comunicação mais efetiva com a aluna que acompanha na escola onde trabalha. “Sempre quis ser bilíngue, e esse aprendizado é um ganho tanto para mim quanto para os meus alunos”, destacou.
Lucilene Silva Santiago, professora tradutora-intérprete de Libras e uma das instrutoras do curso, afirmou que o objetivo é garantir que os professores tenham condições de incluir os alunos surdos por meio de sua própria língua. “Esse curso foi o primeiro passo para capacitá-los. Nosso foco é continuar promovendo a formação e avançar para os níveis intermediário e avançado”, disse.
A professora surda de Libras, Débora Nolasco, que também lecionou no curso, destacou a importância da formação para os professores da rede estadual, especialmente para aqueles das salas de recursos multifuncionais, que precisam ter contato com a língua do surdo e incentivar o aprendizado. “A Libras é a língua materna dos surdos, mas o aprendizado do português escrito também é essencial. Essa formação é uma grande contribuição para que esses professores desenvolvam suas habilidades e promovam a inclusão de forma mais eficaz”, afirmou.
O curso integra o plano de formação anual do CAS/AC, que busca capacitar não apenas professores de AEE, mas também mediadores, assistentes educacionais e demais profissionais da rede estadual interessados em aprender Libras.
Com o encerramento do curso básico, muitos participantes já manifestaram interesse em continuar a formação. A previsão é de que os cursos intermediário e avançado sejam oferecidos a partir do próximo ano, dando continuidade ao trabalho de promoção da inclusão e acessibilidade na educação.
Sobre o CAS/AC
O Centro de Apoio ao Surdo (CAS/AC), vinculado à SEE, é uma unidade especializada no atendimento e inclusão de estudantes surdos, com foco na formação de profissionais da educação e na promoção de ações voltadas ao desenvolvimento linguístico e educacional dessa comunidade.
Fundado como parte de uma política pública de educação inclusiva, o CAS oferece cursos de Libras em diferentes níveis, promove o ensino bilíngue e atua na implementação de práticas que garantem o acesso ao currículo escolar para estudantes com deficiência auditiva.
Além disso, em 2024 o centro começou a trabalhar com a Sala de Recurso Multifuncional Bilíngue, um ambiente imersivo que reforça o ensino da Libras como língua de instrução e do Português como segunda língua. Esse espaço de imersão linguística é coordenado por profissionais surdos e tem como objetivo assegurar que os estudantes surdos tenham uma experiência educacional inclusiva e culturalmente rica, promovendo sua plena integração ao ambiente escolar e ao convívio social.
O CAS/AC também desempenha um papel fundamental na formação continuada de educadores e na promoção de debates e eventos voltados à conscientização e ampliação das políticas de educação inclusiva.