O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), por meio da Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap) do município de Cruzeiro do Sul, durante toda a manhã desta quarta-feira, 24, realizou uma ação social destinada às pessoas em situação de rua. A ação começou a ser idealizada ainda no mês de janeiro de 2024, em virtude do número expressivo de pessoas que se encontram nessa condição e que tiveram passagem pela Ciap.
O principal objetivo da ação, segundo Nayana Neves, coordenadora da central, é ter o contato com esse público, que necessita de orientação sobre a importância e a necessidade de cumprir as medidas judiciais, além de fornecer a estes, seus direitos de cidadania garantidos por lei.
“A atividade foi crescendo na medida em que recebemos o apoio dos parceiros, e com isso conseguimos atender todos aqueles que tiveram interesse em participar do evento e que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social”, explicou a coordenadora.
A ação foi realizada no centro da cidade e contou com o apoio do Centro Educativo Adilis Nogueira Maciel (Ceanom), com o objetivo de facilitar o acesso do público-alvo, tendo ainda a participação do coral musical da instituição, que abrilhantou o evento.
Contou ainda o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que realizou corte de cabelo e barba, design de sobrancelhas, manicure, atendimento médico e odontológico, com a realização de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis, hepatites B e C, tuberculose e covid-19, vacinação e distribuição de preservativos.
Também se fizeram presentes representantes da Unidade Penitenciária Manoel Neri da Silva, juntamente com o gabinete do vice-prefeito e a Secretaria Municipal de Assistência Social, os quais realizaram a doação de insumos.
A ação contou ainda com o apoio da Defensoria Pública Estadual, por intermédio da defensora Carolina Matias e sua equipe, que realizaram atendimentos.
Nayana destacou, ainda, o importante apoio recebido da classe empresarial de Cruzeiro do Sul, com doação de sandálias, toalhas e material para o banho, pois todas as pessoas em situação de rua, que participaram da ação, tomaram banho e receberam roupas e sandálias. Como forma de entretenimento, houve também atividades recreativas organizadas e elaboradsa pela equipe técnica da central, com a participação dos presentes.
“Foi uma ação planejada com muita dedicação, em que a equipe da Ciap realizou abordagens qualificadas ao público-alvo, falando de toda a programação e da importância de estarem presentes”, finalizou Nayana.