A equipe da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Acre (CNCDO/Acre) realizou na noite de quarta-feira, 19, mais uma captação de córneas no Hospital das Clínicas de Rio Branco.
De acordo com a coordenadora da Central, Regiane Ferrari, a equipe foi notificada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em seguida se dirigiu ao Instituto Médico Legal (IML), para avaliar o potencial do doador.
“Fizemos o acolhimento à família, e depois a entrevista para ver a possibilidade de doação. A família disse sim à doação e, assim, pudemos fazer a captação dos glóbulos oculares”, detalhou a coordenadora.
Regiane Ferrari contou que a doação veio de um jovem de 18 anos, morto vítima de arma de fogo.
“As córneas foram enviadas ainda na noite de ontem, para serem preservadas e avaliadas no Banco de Olhos do Distrito Federal. Logo em seguida, devem retornar ao Acre, para que possamos realizar mais dois transplantes em pacientes que estão na nossa lista”, explicou.
A CNCDO completou 10 anos de atuação em setembro deste ano, atingindo a marca de realização de mais de 260 transplantes de órgãos.