Ações são desenvolvidas em parceria com a prefeitura, Unidade de Nefrologia da Fundhacre, entre outros órgãos para a prevenção de doenças
Sensibilizar a população para a prevenção de doenças que oferecem risco de morte ou perda de órgãos vitais. Este é o objetivo do Governo do Estado por meio da Central de Transplantes do Acre em parceria com a prefeitura de Rio Branco e Unidade de Nefrologia da Fundhacre com a realização do projeto Jacinto Mais Saúde: Prevenção e Valorização da Vida. Desenvolvido como um projeto-piloto neste sábado, 30, no Centro da Juventude (Ceja) do bairro São Francisco a intenção é levar ações de saúde a outros bairros da capital de forma itinerante com verificação de pressão arterial, testes rápidos para hepatite B e C e diabetes, orientação nutricional, confecção da carteira do SUS, além de exercícios físicos, entre outras atividades.
A população recebeu também palestras sobre primeiros socorros e hipertensão e vacinas contra a rubéola, hepatite B e tétano. "Nós queremos trabalhar a prevenção de doenças que levam à necessidade de transplante. Vamos levar este projeto a outras bairros de Rio Branco de três em três meses", informa a enfermeira da Central de Transplantes, Suilany Maia.
Após o teste rápido, se houver confirmação ou suspeita de alguma das doenças citadas, a pessoa será orientada a procurar o posto de atendimento mais próximo de sua residência para procurar o médico que deverá solicitar os exames de confirmação do diagnóstico. O secretário de saúde, Osvaldo Leal, considera importante esta fase de sensibilização tanto para a doação de órgãos, quanto para a prevenção de doenças que podem levar à necessidade de um transplante. "O momento é de capacitação das pessoas que irão trabalhar com o procedimento. Médicos estão sendo credenciados para a habilitação deste tipo de cirurgia, as equipes estão sendo treinadas para em breve podermos começar a captar órgãos de pessoas falecidas", explica o secretário.
Vacinação contra a rubéola – O Centro da Juventude, que atende às comunidades próximas ao bairro São Francisco, disponibilizou também a vacina contra a rubéola no dia D da campanha de vacinação contra a doença. Mais de 100 mil homens e mulheres entre 20 e 30 anos já receberam a dose da vacina no Acre. A meta é imunizar em todo o Estado 230 mil pessoas desta faixa etária. Para isso, a Secretaria de Saúde promove ações diretas para atingir este público como visitas a órgãos públicos, empresas privadas, faculdades e escolas de ensino médio. Centros de saúde, postos fixos e volantes estarão vacinando durante todo o sábado contra a doença. A campanha contra a rubéola segue até o dia 12 de setembro.
Fotos Sergio Vale / Secom |