Levantamento de dados

Censo Escolar fará retrato da Educação no Acre

Representantes da Educação participaram da solenidade de lançamento do Censo Escolar 2017 (Foto: Mágila Campos)

Foi lançado nesta quarta-feira, 31, o Censo Escolar de 2017, realizado pelo governo federal por intermédio do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Acre (SEE).

No Acre, a solenidade de lançamento será realizada no auditório da SEE e contou com a presença do secretário Marco Brandão (SEE), do coordenador da Divisão de Estudos e Pesquisas (Depe), Glauber Nilson Abecassis e diversas autoridades ligadas à Educação estadual e municipal.

De acordo com o diretor do Depe, o Censo tem como finalidade verificar, entre outras coisas, o quantitativo de alunos para o atendimento especial, quem está apto a receber recursos do transporte escolar, da merenda e outras demandas das políticas públicas.

Segundo ele, o Acre, no ano passado, foi um dos únicos estados a atingir a meta de 100% estipulada pelo Inep no que diz respeito à coleta de dados – o outro estado foi Mato Grosso do Sul. “Os estados estão realizando a abertura do Censo hoje e a nossa expectativa é a melhor possíveis”, disse.

Brandão também destaca a importância do levantamento. “Todos os dados são importantes para que a gente possa saber qual a nossa capacidade de fazer inclusão, a quantas pessoas estamos garantindo uma educação de qualidade e como estão a permanência e o sucesso das crianças nas escolas”, afirmou.

Participaram do lançamento do Censo gestores e coordenadores de escola, para os quais ele é fundamental para se conhecer a realidade escolar. Para a professora Jacilene Castro, diretora da Escola Ilka Maria de Lima, de Rio Branco, os dados permitem à gestão conhecer os alunos e  elaborar projetos educacionais para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.