Celebrando a diversidade e intensificando a luta pelos direitos humanos

VI Semana da Diversidade, que antecede a Parada Gay no Acre, começa com a entrega do Prêmio Rogério Sábio da Paciência

abertura_semana_da_diversidade_foto_luciano_pontes_04.jpg
abertura_semana_da_diversidade_foto_luciano_pontes_05.jpg

Lideranças e representantes da comunidade LGBT na abertura da VI Semana da Diversidade (Fotos: Luciano Pontes/Secom)

Para intensificar cada dia mais a luta pelos direitos humanos e a celebração da diversidade sexual, começou na manhã dessa segunda-feira, 13, a VI Semana da Diversidade e Parada do Orgulho LGBT. O Theatro Hélio Melo ficou lotado com representantes da comunidade LGBT, simpatizantes e apoiadores para a cerimônia de abertura, que apresentou a campanha desse ano, "Defenda a cidadania, vote contra a homofobia", e entrega do Troféu Rogério Sábio da Paciência, que homenageia pessoas que lutaram em prol da diversidade sexual.

"Todos os anos temos a Parada, e antes dela temos a obrigação de discutir com a sociedade a construção de políticas públicas e espaços de respeito para a população LGBT", conta Germano Marino, presidente da Associação de Homossexuais do Acre. A Semana da Diversidade foge do conceito de entretenimento e foca principalmente na cidadania. Esse ano, o tema "Defenda a cidadania, vote contra a homofobia" objetiva que as pessoas criem consciência perante as eleições e apóiem candidatos com propostas positivas para o público LGBT.

A Semana da Diversidade também traz em sua programação o II Fórum Social Acreano, que discute avanços e perspectivas das políticas públicas LGBT, apresentação do Ponto de Cultura E-Jovem LGBT, oficina LGBT com a drag queen Lohren Beauty e oficina de Sexo Seguro e Sexualidade entre Lésbicas. Uma das novidades dessa edição é a Copa da Diversidade. "Esse ano temos a Copa da Diversidade, um campeonato de futsal feminino, pois esporte também é cultura, inclusão e é uma demanda que partiu da própria comunidade", afirma Rose Farias, diretora da Ahac.

A Semana que se estende até o dia 19 de setembro encerra sua programação com o grande show da VI Parada do Orgulho LGBT levando ao palco do Arena da Floresta a banda Moinho composta por Emannuele Araújo, Lan Lan e Nara Gil. A concentração será no Calçadão da Gameleira, às 15 horas, com a perfomance da cover Lady Gaga.

Tenho Direito de Ser Quem Eu Sou

abertura_semana_da_diversidade_foto_luciano_pontes_06.jpg

Fernanda Bevenuty, da Associação das Travestis da Paraíba, participou da abertura (Foto: Luciano Pontes/Secom)

"Uma sociedade que não tem respeito à diversidade não é uma sociedade sadia. Não queremos nenhum direito a mais, queremos direitos iguais", conta Fernanda Bevenuty, da Associação das Travestis da Paraíba. Ela traz para o Acre a campanha "Sou Travesti. Tenho Direito de Ser Quem Eu Sou", que trabalha a autoestima das travestis, ao mesmo tempo em que tenta conscientizar a sociedade de que o travesti é uma pessoa normal, com sentimentos, família, trabalho, retirando a concepção negativa acerca do grupo.

Fernanda também brincou e contou que o símbolo da campanha é uma bota, "pois sempre uma travesti está em cima de uma bota chique e elegante, não importa a situação".

Prêmio Rogério Sábio da Paciência

abertura_semana_da_diversidade_foto_luciano_pontes_15.jpg

Entrega do troféu Rogério Sábio da Paciência também marcou abertura da Semana da Diversidade no Acre (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Junto à solenidade de abertura no Theatro Hélio Melo, foi realizada a entrega do troféu Rogério Sábio da Paciência. O prêmio é uma homenagem a personalidades ligadas aos setores jurídico, médico, cultural e educacional que contribuíram na luta contra a homofobia e pelo fim do preconceito. Rogério Sábio da Paciência foi ator, morto em acidente de moto em 2006.

Os homenageados foram:
1 – Dr. Judith, médica infectologista
2 – Ariane Cury, travesti
3 – Margarida de Souza, psicóloga
4 – Aurimar Fidelis, presidente da Liga de Quadrilhas do Estado do Acre
5 – Célia Mesquita, ciclista
6 – Jorge Eduardo Bezerra, empresário
7 – Dr. Beth de Oliveira
8 – Francis Mary, diretora do PROCOM
9 – Dr. Roberto Barros
10 – Leila Galvão, prefeita de Brasiléia
11 – Pastor J. Conceição

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter