Ceflora inicia curso de informática para filhos de pescadores

 

O Centro de Formação e Tecnologia do Juruá (Ceflora) realizou nesta quinta-feira, 29, a aula inaugural de um curso de informática básica voltado para associados da Colônia de Pescadores de Cruzeiro do Sul (Onofre Brito)

O Centro de Formação e Tecnologia do Juruá (Ceflora) realizou nesta quinta-feira, 29, a aula inaugural de um curso de informática básica voltado para associados da Colônia de Pescadores de Cruzeiro do Sul (Onofre Brito)

O Centro de Formação e Tecnologia do Juruá  (Ceflora) realizou nesta quinta-feira, 29, a aula inaugural de um curso de informática básica voltado para associados da Colônia de Pescadores de Cruzeiro do Sul. Com carga horária de 100 horas, o curso vai durar um mês e meio e será realizado no telecentro localizado na sede da colônia.

 

O presidente da colônia, Helenildo Souza, ficou satisfeito com o início das atividades. “O curso é de muita importância para os pescadores. Devido à condição financeira, os pescadores não têm condições de pagar um curso para seus filhos. Alguns deles já terminaram o ensino médio e ainda não fizeram nenhum curso de informática. Hoje a inclusão digital é que move o mundo, e infelizmente os pescadores estavam de fora.”

Segundo Helenildo, o telecentro da colônia, recebido do governo federal, conta com dez computadores. Inicialmente, o curso vai atender três turmas, cada uma com dez alunos, nos turnos da manhã, tarde e noite. Em seguida, outras três turmas passam a frequentar o curso, beneficiando, assim, 60 pessoas. Encerrada essa primeira fase, a parceria para novos cursos poderá ser renovada.

O pescador Edvaldo Vilanova Pequeno conta que nunca tinha tido oportunidade de fazer um curso de informática. “Agora vai melhorar. Vou aprender e tenho interesse em navegar na internet. Sou pescador, mas, se depois do curso aparecer oportunidade em outro ramo de serviço, eu topo”, disse.

Em ritmo acelerado

O Ceflora, segundo o diretor Evilásio Lima, iniciou o ano de forma acelerada. Estão em execução 12 turmas do Programa de Inclusão Socioprodutiva e Geração de Renda do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), com um total de 530 vagas ofertadas em Cruzeiro do Sul e Tarauacá. Para a realização desses cursos, o Ceflora atua em parceria com a Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) e da União Municipal de Associações de Moradores (Umam). Após os cursos, a SEPN doa kits de trabalho para os formandos e faz, junto com o Ceflora, o acompanhamento para geração de pequenos negócios.

Também está em andamento a formação de duas turmas do programa Pró-Funcionário – uma em Tarauacá e outra em Feijó. São cursos técnicos em gestão escolar. Em Cruzeiro do Sul e em Feijó estão acontecendo cursos de serviços técnicos em serviços públicos, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), para pessoas que trabalham na área administrativa e contábil das prefeituras. Na turma de Cruzeiro do Sul também há funcionários das prefeituras de Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

O Instituto Dom Moacyr realiza ainda, através da Escola de Saúde, que tem uma representação em Cruzeiro do Sul, curso para dez turmas – oito de técnicos em saúde, um de técnico em vigilância em saúde e outro de técnico em análises clínicas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter