Cedup-Polo UAB de Cruzeiro do Sul: excelência em educação

O Cedup tem dois laboratórios de informática, cada um com 25 máquinas (Foto: Onofre Brito)
O Cedup tem dois laboratórios de informática, cada um com 25 máquinas (Foto: Onofre Brito)

O Centro de Educação Permanente (Cedup) de Cruzeiro do Sul, onde funciona o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), é exemplo de empreendimento eficaz. Ali tudo funciona bem, a começar pela internet com quatro tipos de acesso, cada um deles com velocidade de 5 MB, garantindo aos estudantes conectividade ininterrupta às plataformas de ensino a distância.

“O Cedup não fecha. Funciona 24 horas por dia, de segunda a segunda. Tem que estar sempre aberto porque o ensino é a distância e a internet tem que estar sempre à disposição do aluno”, informa a coordenadora, Helenilda de Araújo.

O Sistema UAB foi instituído pelo Ministério da Educação e Cultura em 2006. É integrado por universidades públicas que oferecem cursos de nível superior por meio da educação à distância. O Acre aderiu ao sistema em 2007, começando as atividades com um laboratório na Escola Dom Henrique Ruth, com 50 alunos, dez computadores, uma tutora e uma coordenadora.

Em 2008 houve a mudança para o Cedup, construído e mantido pelo governo do Estado. São 865.63 m²de área distribuídos em  várias dependências todas climatizadas, destacando-se um auditório de  74m² com capacidade para 85 pessoas, uma biblioteca, permanentemente atualizada, duas salas de aulas, cada uma com capacidade para 50 alunos, uma sala de artes  e dois laboratórios de informática, cada uma com 25 máquinas.

Universidades parceiras

O Cedup abriga o Núcleo de Estudos de Línguas (Foto: Onofre Brito)
O Cedup abriga o Núcleo de Estudos de Línguas (Foto: Onofre Brito)

O polo UAB de Cruzeiro do Sul tem parcerias especialmente com a Universidade de Brasília (UnB) oferecendo os cursos de licenciatura em Artes Visuais, Teatro, Música, bacharelado em Administração e especialização em Gestão Pública; Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que oferece especialização em Gestão em Saúde e Aperfeiçoamento de facilitadores para Educação Permanente em Saúde; Universidade Federal Fluminense que oferece curso de Planejamento em Saúde e ainda outras instituições. A Universidade Federal do Acre entrará na parceria neste ano, oferecendo curso de graduação em Sistemas de Informação.

Além desses cursos existem vários outros de pós-graduação e até mestrado. Além dos cursos em nível universitário, as instalações do Cedup são utilizadas para vários outros tipos de cursos de pequena duração, seminários e abriga ainda o Núcleo de Estudos de Língua (NEL) que oferece cursos de Inglês e Espanhol e está atualmente com 330 alunos.