Atendimentos

Cecon lança programação em referência ao Outubro Rosa

O Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) divulga programação em referência ao Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama, lançada em 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença.

Campanha do governo do Acre

Funcionando em novo endereço, o Cecon está localizado, na Travessa Hemoacre, ao lado do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e durante todo o mês de outubro realiza em suas dependências, mamografias agendas, palestras de sobre autoexame da mama e prevenção do câncer de mama.

De acordo com a gerente de Assistência do Cecon, Carina Hechenberger, os atendimentos serão agendados como medida de prevenção ao coronavírus.

“Mesmo diante das limitações que a pandemia nos trouxe, o Cecon realiza a campanha Outubro Rosa priorizando as orientações sobre a importância do autoexame das mamas e a atualização dos profissionais da unidade a respeito dos cuidados relativos à detecção precoce do câncer de mama”, conta Carina.

A palestra “Outubro Rosa e câncer de mama: prevenir é um ato de amor” será promovida no dia 6 às 8h no Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), no dia 7 às 9h no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), e dia 8 às 9h, na Secretaria de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM). No dia 9 de outubro a equipe do Cecon promoverá a Blitz da Prevenção, na Avenida Getúlio Vargas, na esquina da Praça do Juventus, às 8h30 da manhã.

“Serão realizadas palestras conforme solicitação de instituições parceiras, com o intuito de ampliar as informações relacionadas ao cuidado e à prevenção”, explica a gerente.

Os atendimentos para a realização de mamografia serão feitos com agendamento nas unidades básicas de Saúde após atendimento pelo profissional de saúde, com dia e horário previamente marcados que possibilitem a higienização do aparelho e do espaço onde o exame é realizado. “O objetivo é realizar 400 mamografias em mulheres com mais de 40 anos”, acrescenta a gerente de Assistência.

Todas as quartas-feiras pela manhã, será disponibilizada a coleta para o exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU). E será ofertado no dia 23, para os profissionais de saúde da unidade, um minicurso sobre enfermagem em mastologia às 11h no Cecon.

Serviços

São realizados no centro, ultrassom de mama e transvaginal das pacientes atendidas pela unidade e que são solicitadas pelo médico que as acompanha, consultas com mastologista, ginecologista de pacientes com alta suspensão de câncer de colo de útero, biópsias de colo e de mama e os encaminhamentos para cirurgias das pacientes que necessitam. As pacientes de primeiro atendimento continuam sendo reguladas e encaminhadas por meio da Atenção Básica.