Cavalgada da Expoacre Juruá celebra tradição e beleza da região

Dando continuidade às celebrações do último dia de Expoacre Juruá, neste domingo, 3, o governo do Acre traz mais uma vez a celebração da tradição e a cultura do interior do Brasil. Entre os eventos mais aguardados da exposição, a cavalgada se destacou com um verdadeiro espetáculo de dedicação e de comemoração entre os moradores da região.

Cavalgada é uma manifestação cultural em forma de passeio. Foto: Marcos Santos/Secom

A concentração iniciou às 9h, na rotatória do Bairro Cohab e seguiu viagem, percorrendo oito quilômetros de trajeto até a Arena do Juruá, local da grande feira de agronegócio. Com trajes típicos, o público compareceu em peso em seus cavalos, motocicletas, quadriciclos e caminhonetes, pelas ruas de Cruzeiro do Sul.

Comerciantes da região se beneficiam do grande evento para realizar suas vendas. Foto: Marcos Santos/Secom

A Cavalgada da Expoacre Juruá já se tornou uma tradição na região e com essa consciência, o coordenador da Expoacre Juruá e titular à frente da Casa Civil do Acre, Jonathan Donadoni, exaltou: “A expectativa já foi superada no terceiro dia, onde alcançamos o objetivo de atrair um grande volume de negócios e cativar um grande público para a exposição. As famílias do Juruá estão se mobilizando para participar e isso nos trás a convicção de que estamos fazendo um bom trabalho”.

“Estamos fechando a Expoacre Juruá com chave de ouro com essa tradicional cavalgada celebrando a feira e a tradição brasileira”, celebra Donadoni. Foto: José Caminha/Secom

A rainha da Expoacre Juruá, Quinberlli Silva, marcou presença e destacou: “Como moradora da região, sou muito fã da cavalgada e de eventos como esse. O governo todo ano tem se mostrado como um parceiro firme ao promover essa festa de maneira cada vez mais grandiosa”.

Rainha da Expoacre Juruá destacou: “Esse grande evento é super bem recebido em nossa Cruzeiro do Sul, gerando um grande movimento na economia”. Foto: Marcos Santos/Secom

Ordem e segurança viária

Frente ao papel do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) durante a Expoacre Juruá, a presidente Taynara Martins enfatiza: “Durante todas as noites nós organizamos o trânsito até a feira para que ele flua com muita cautela, reduzindo o engarrafamento e evitando potenciais acidentes”.

Durante a cavalgada, o Detran/AC operou em comunhão com o 6º Batalhão de Polícia Militar, prezando pela segurança de todos os participantes. “O nosso papel é levar a segurança viária para todos”, complementa Martins.

“Organizamos o fluxo de trânsito para que as famílias do Juruá se sintam seguras e bem-vindas a visitar a Expoacre”, certificou a presidente do Detran/AC. Foto: Marcos Santos/Secom

Este ano, a Expoacre Juruá mostrou mais uma vez que, mesmo em meio à modernidade, é possível manter vivas as tradições que são parte da identidade de uma região. A cavalgada é um tributo à história e à cultura, demonstrando que, quando se trata de celebrar suas raízes, a comunidade do Juruá cavalga unida, mantendo viva uma das tradições mais antigas do Brasil.

Nande Costa (à direita), organizador da cavalgada, pontuou: “Trabalhamos juntos do governo do Acre de maneira íntegra e alinhada para proporcionar um evento bacana, pautado pela segurança e boa organização”. Foto: Marcos Santos/Secom

Confira a galeria de fotos:

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter