Catraia realiza ação ambiental com o plantio de mudas nativas do Acre

Projeto Varadouro Verde pretende conscientizar e estimular a arborização urbana 

festivalvaradouro_arvores.jpg

Plantio é uma ação do projeto Varadouro Verde (Foto: Val Fernandes/FEM)

O Catraia – Coletivo de Cultura realizou o plantio de dez mudas de árvores nativas do Acre, em ação do projeto Varadouro Verde, que pretende conscientizar, estimular e preservar a arborização urbana da cidade de Rio Branco.  O espaço escolhido para dar início a essa atitude de gentileza com o meio ambiente foi a Cidade dos Esportes, área do Arena da Floresta. A ação aconteceu na tarde da última quarta-feira, 24, com a presença de representantes do Catraia, do Espaço Cubo (coletivo de cultura atuante em Cuiabá-MT) e do secretário do Comitê Chico Mendes, Cesário Braga.

Como gentileza urbana é algo raro nos dias de hoje, a idéia não é de apenas plantar, mas também adotar e cuidar das mudas como propriedade do Catraia, e principalmente contribuir com o preservação do meio ambiente.

“A idéia é que essas árvores prosperem daqui a alguns anos. O nosso compromisso é o de adotar medidas, mesmo que pequenas, para cooperar com a causa verde do planeta e ajudar na saúde do meio ambiente, o que é de fundamental importância para todos os seres vivos”, explica Kaline Rossi, membro do Núcleo de Produção do Catraia – Coletivo de Cultura e estudante do curso de Engenharia Florestal da UFAC.

O secretário do Comitê Chico Mendes, Cesário Braga, disse que esse tipo de atitude é fundamental para o equilíbrio do meio ambiente.  

“O Comitê Chico Mendes recebeu o convite do Catraia para participar dessa atividade com entusiasmo. Acreditamos que a questão da arborização do ambiente urbano é fundamental, principalmente nessa época do ano em que o calor é muito intenso, inclusive provocado pelas queimadas, e que essa arborização acaba sendo crucial pra mortização dessas áreas de calor”.

Para Braga, a iniciativa do Catraia é louvável pela seriedade da questão envolvida.

“É interessante saber que o Catraia, além de pensar no fortalecimento da cultura acreana, se preocupa com a questão ambiental, que é como um todo parte integrante da cultura acreana e de florestania. Ficamos muitos felizes pelo convite e pela iniciativa. É muito importante ter formado essa parceria e estamos dispostos a levá-la adiante”, disse

O plantio teve o apoio do Governo do Estado, através da administração do Parque da Maternidade, que disponibilizou as mudas e uma equipe para levá-las até o local do plantio.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter