Parte das casas que estão em construção na Cidade do Povo terá um diferencial que trará conforto aos moradores e não vai pesar no bolso de quem paga a conta de energia: um aquecedor solar ligado ao chuveiro. O equipamento é previsto pela normativa de construção das unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida”.
“Imaginem o que é uma família que sempre morou em áreas de risco, que todos os anos precisava pegar seus pertences e sair de casa expulsa pela cheia do rio, que não desfrutava de condições dignas de habitação, poder tomar um banho quente? Isso é dignidade. Sou muito grato à presidente Dilma, que tem proporcionado isso por meio do programa ‘Minha Casa Minha Vida’”, disse o governador Tião Viana.
O secretário de Obras Públicas, Leonardo Neder, explica que a normativa de construção do “Minha Casa, Minha Vida” prevê a instalação do aquecedor solar para chuveiro, mas depende de cada construtora utilizá-lo ou não.
A Cidade do Povo é o maior projeto habitacional já empreendido no Acre e corresponde também a um dos maiores investimentos: R$ 1,1 bilhão. O local vai abrigar pelo menos 50 mil pessoas. Além das casas, toda a infraestrutura e os equipamentos públicos estão sendo preparados. Ou seja, além de água, esgoto, pavimentação, iluminação pública e calçadas, também haverá escolas, creches, delegacia, unidades de saúde, comércios, praças eespaços de lazer.
As casas da Cidade do Povo – mais de dez mil unidades – são construídas em três fases. Na primeira serão entregues 3.348 casas. Mais de 900 estão com as paredes erguidas, e cerca de 200 já se encontram em fase de cobertura. Elas vão contemplar famílias na faixa de zero a três salários mínimos. O governador Tião Viana quer entregar as primeiras unidades, destinadas às famílias que moram em áreas de risco, em dezembro.