Dormir ao pé de um vulcão, conhecer praias paradisíacas, atravessar um deserto ou simplesmente perceber as mudanças do cenário ao longo da estrada. Quem já imaginou experimentar tudo isso a bordo de um carro, viajando pela América? Pois foi o que o casal Arthur Chacon e Sophia Reis fizeram. Na estrada há quase um ano, já conheceram o sul do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Equador, Colômbia e Peru.
Depois de muito planejamento, adaptações no carro e um tanto de coragem, saíram de casa, em São Paulo. Pela estrada eles têm percebido as culturas de diferentes povos, conhecido pessoas com histórias incríveis e fotografado paisagens. Vivenciar todas essas experiências e, ao fim da viagem, provavelmente em julho, narrá-las em um livro é o objetivo do casal.
No primeiro país estrangeiro já começaram bem: passaram a Páscoa na casa do ex-presidente uruguaio José Mujica. “Estávamos passando na frente da casa dele e paramos pra olhar; era justamente a hora em que ele desce todo dia pra conversar com o porteiro do sítio”, conta Sophia. Havia pouco, o casal tinha resgatado uma gatinha na estrada e foi Mujica quem escolheu seu nome: Catalina. Ela tornou-se parceira e continua com eles na estrada.
Mas é claro que, como toda boa história, existem os percalços. Como custos que não estavam no orçamento ou ainda imprevistos das mais variadas naturezas. “Pensei que iria morrer. De verdade”, disse Sophia contando sobre o esgotamento físico que enfrentou ao cruzarem a pé uma trilha de cinco dias floresta adentro para encontrar ruínas incas.
“A memória do lugar não se dá apenas pela beleza, mas pela experiência que você tem nele”, diz Arthur, e explica: “No Salar [Salar de Uyuni, maior planície de sal do mundo, na Bolívia], o radiador quebrou. Então nossas lembranças de lá são de transtorno. Por outro lado, numa cidade que não tinha nada de bonita, no Equador, conhecemos um personagem que foi um dos pontos mais altos da viagem”.
O carro adaptado com energia elétrica, pia, fogão, cama, guarda-roupa e até uma barraca de acampamento acoplada estacionou no Acre no início de fevereiro. A ideia era apenas passar por aqui, mas gostaram tanto da cidade e de como foram recebidos, que passaram quase uma semana e assim puderam experimentar os tradicionais quibe de arroz e baixaria, no mercado.
Agora Arthur, Sophia e Catalina seguem a aventura no Brasil, principalmente pelos estados do Norte e Nordeste. Para acompanhar e saber de tudo sobre essa grande aventura é só seguir o perfil “Caudalosa América”, tanto no Facebook quanto no Instagram.