Casa do Artesanato Acreano reúne sustentabilidade e cultura no Museu dos Povos Acreanos

A Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e a Secretaria Estadual de Turismo e Empreendedorismo do Acre (Sete) reúnem mais de 30 parceiros, entre lojistas e artesãos, na Casa do Artesanato Acreano, no Museu dos Povos Acreanos (MPA). A Casa do Artesanato Acreano acompanha os horários de funcionamento do MPA, que está aberto de quarta a sexta-feira, das 9h às 18h, e, nos sábados, domingos e feriados, de 13h às 18h.

Assim, está à disposição de turistas e visitantes uma variedade de artefatos produzidos em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Assis Brasil, Senador Guiomard, Tarauacá, além da arte indígena das etnias Marubo, Yawanawa e Huni Kuin. Os empreendedores das marcas acreanas Riaco e Made in Acre também garantem confecções genuínas, sempre relacionadas às histórias acreanas.

Artesã e guia Edna Paro dá detalhes sobre as peças à venda na Casa do Artesanato Acreano. Foto: Cristian Raphael/FEM

A qualidade dos produtos é o grande diferencial e tem conquistado a clientela. São peças feitas com sementes, madeira, látex, cipó, argila, que dão vida às capembas, chapéus, cocares, gamelas, marchetarias e sapatos. Além disso, também podem ser adquiridos no local produtos como licores e cachaças regionais.

De acordo com a guia de artesanato Edna Paro, os turistas que visitam o MPA sempre querem levar um pedacinho do Acre. “Todo trabalho em conjunto tem mais força. Aqui reunimos o que há de melhor no artesanato acreano. É uma forma também de incentivar nossos artesãos e artesãs que lutam pelo reconhecimento de suas artes”, enfatiza Edna.

As biojoias produzidas pelas artesãs Márcia Lima, Hilda Góes e Eneida Brozzo revelam conexão com os recursos naturais e a cultura local, fortalecendo a tradição por meio de peças únicas a preços acessíveis.

Artesanatos, confecções e artefatos indígenas refletem a essência da cultura acreana. Foto: Cristian Raphael/FEM

“Essa abordagem sustentável não apenas preserva a natureza, mas também cria produtos autênticos que refletem a essência da cultura acreana”, acrescenta Laís Albuquerque, produtora da FEM.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter