Desde julho a Casa de Leitura Matias recebe a oficina de arte circense e teatral, que é realizada três vezes por semana. São aulas de malabares, argola, claves e equilibrismo com monociclo, perna de pau, entre outras, que têm atendido principalmente as crianças da localidade. O projeto tem o objetivo de oferecer e sensibilizar sobre a importância da cultura popular.
“O projeto tem sido muito bom, porque as atividades lúdicas e pedagógicas se incorporaram à rotina da casa“, ressalta a coordenadora da Casa de Leitura Matias, Regiane Rocha. A Casa de Leitura Matias está localizada no bairro Bahia Nova e estão sendo alcançados moradores dos 16 bairros da Baixada do Sol. Cerca de 40 crianças estão constituindo o grupo.
As oficinas homenageiam Matias, que também empresta seu nome à Casa de Leitura. Matias, como é conhecido José Marques de Souza, é natural de Tarauacá e criou o grupo de teatro “De Olho na Coisa” do Teatro Barracão, que promovia cultura popular para toda a comunidade. “Nosso projeto faz um resgate ao trabalho realizado pelo Matias, na década de 60 e 70. Nós estamos nos comunicando com a comunidade por meio da arte e cultura, e muitas crianças deixaram de estar ociosas ou nas ruas para estarem envolvidas com esse aprendizado”, destaca o responsável pelo projeto, Geovane Roger.
O projeto é financiado pelo governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM) com recursos do Fundo Estadual de Cultura, através do edital Cultura e Comunidade, que possibilitou a aquisição de equipamentos e instrumentos para o desenvolvimento das atividades circenses, mobilizações e apresentações.