A Casa da Leitura Chico Mendes completa nove anos no dia 24 deste mês. A programação de aniversário apresenta o “Brincando com a memória”, retrospectiva dos projetos de incentivo às práticas leitoras desenvolvidos com a comunidade do Bairro Chico Mendes.
Os agentes de leitura aproveitam o período de férias para ensaiar a programação. A turma que frequenta o espaço, com idade de 5 a 16 anos, mergulha nas cantigas, poesias e contos com as rodas de leitura, sarau de poesias e contação de histórias.
“Iremos fazer uma festa simples com a participação da comunidade e escritores convidados, como a Robélia Fernandes e o Raimundo Nonato”, comenta Maria Antônia, coordenadora do espaço.
Os irmãos Fernanda e Tales Souza de Matos, 7 e 6 anos, eram só animação no ensaio. “Eles nasceram praticamente na casa. O Tales vinha de fralda pra cá”, comenta Rosa Maria Ribeiro, agente de leitura.
“O que mais amo é ler. Aqui brinco com jogos de memória e meus amigos. Vou falar uma poesia no aniversário da casa e cantar muito parabéns”, disse Fernanda Souza.
Para Karla Martins, presidente da Fundação Elias Mansour, o aniversário apresenta uma programação especial, que pretende valorizar os projetos desenvolvidos pelo espaço.
“O projeto das Casas de Leitura é algo que nos permite vislumbrar, por muitos anos, o diálogo entre arte, cultura e educação. A Casa comemora nove anos de prática sistematizada de estímulo à leitura, permeado por diversas linguagens como o vídeo, a dança, o teatro, a música e outros presentes”, comenta Karla.
A Casa da Leitura Chico Mendes é coordenada pelo governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM) e Departamento do Livro e Leitura (Dell).