O governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, idealizou o projeto da cartilha com dicas de segurança, focando como público alvo os estudantes. O direcionamento é justificado pela grande vulnerabilidade e pela exposição diária dos jovens. A cartilha foi elaborada em uma linguagem didática e de fácil compreensão.
Ainda que as crianças e adolescentes sejam o público alvo, a cartilha traz informações úteis também para adultos, como por exemplo: “Sempre ao sair de casa dizer aonde vai, com quem e por quanto tempo vai demorar. Isso facilita iniciar as busca quando o atraso extrapolar o tempo normal. Evitar exposição de objetos de valor em público, como joias e relógios, e nunca deixar dentro do veículo bolsas, carteiras e outros bens que possam atrair atenção de ladrões”.
A cartilha foi distribuída em primeira mão para estudantes da Escola Clínio Brandão, no bairro Floresta. O vice-governador César Messias se empenhou pessoalmente para que novas cartilhas fossem impressas e chegassem às mãos do maior número de estudantes. O projeto deve chegar à rede pública de ensino de todo Estado até o fim deste ano.