Carnaval no Alto Acre

Milhares de pessoas se divertem nas festas do interior do estado

carnava_xapuri_foto_gleilson_miranda_6.jpg

Eleição da realeza marcou festa em Xapuri (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Cerca de 40 mil pessoas são esperadas nos 5 dias de carnaval nos municípios do Alto Acre. Em Brasileia acontece o tradicional Carnaval Legal, que esse ano deve receber mais de 30 mil pessoas, além de foliões dos municípios vizinhos e da fronteira Brasil/Bolívia. A festa em Brasileia começa nesse sábado com a escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval e vai até terça-feira.

No palco, a cantora Sandra Melo e a Banda Arregaçaê rezevam o comando da festa que está acontecendo na praça central de Brasileia. A prefeita Leila Galvão diz que  este ano a prefeitura caprichou mais ainda nos preparativos do carnaval. “O centenário da cidade, que vamos comemorar  em julho, exige um carnaval impecável. A segurança  recebeu reforços de Rio Branco e esperamos que este seja um carnaval inesquecível”, declara a prefeita.   

Já em Xapuri, a princesinha do Acre, a folia começou na sexta-feira, 12, com a escolha dos reis e rainhas mirins, adultos e da terceira idade. Aos 85 anos, dona Esmeralda de Souza foi eleita a rainha  da melhor idade e mostrou que carnaval é festa de todas as idades. “Gosto de carnaval desde  jovem e não me canso da alegria”, revela a animada foliã. A rainha do carnaval, Janilce Tavares, eleita pelos jurados, diz que representa bem   beleza da mulher acreana.

O prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, diz que no ano passado cerca de 5 mil pessoas participaram do carnaval, número que deve se manter este ano. A segurança da cidade também foi reforçada  com mais policiais civis e militares. O prefeito diz que a escolha das majestades da terceira idade e o casal mirim indicam o respeito pela terceira idade e pelas crianças. “Como fazemos o carnaval da família, temos  que ter espaço para todas as faixas etárias”, conclui o prefeito.