Carnaval: confira as dicas de segurança na hora de pegar a estrada

Em período de chuva a atenção deve ser redobrada (Foto: Arquivo Secom)

Durante o feriado de carnaval, normalmente as estradas ficam mais movimentadas. Para quem vai viajar de carro, os cuidados com a segurança devem ser redobrados, principalmente por ser um período de muita chuva, sobretudo na região amazônica.

Os cuidados devem começar pela manutenção do veículo. Antes de qualquer viagem, é preciso checar os níveis de água e óleo, calibrar os pneus e avaliar os itens de segurança obrigatórios, como triângulo e macaco, além de verificar se o estepe está calibrado.

Equipamentos de segurança

É importante não deixar de usar os equipamentos como cinto de segurança e capacete, assim como utilizar dispositivos de segurança para o transporte veicular de crianças.

Imprudência

Vale lembrar que o excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes graves, assim como a associação de álcool e direção e o uso de celular ao volante.

Cuidado com as fortes chuvas

Dirigir em época de chuvas e enchentes requer cuidados para evitar tragédias. É necessária uma análise prévia da rota antes de sair de casa. Em caso de alagamentos, não é recomendado dirigir se o volume de água cobrir metade da altura da roda.

Quando a pista estiver molhada, a atenção deve ser redobrada, para evitar a aquaplanagem. Nessa situação, a recomendação é parar de acelerar, manter o volante em linha reta e jamais acionar os freios, pois isso pode fazer o veículo perder o controle e sair da pista.

Documentação

Vale destacar a importância de conferir os documentos e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Estar com o Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) também é importante.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter