Carnaval 2011 foi um dos mais tranquilos dos últimos anos

O cidadão acreano atendeu aos apelos das autoridades e fez do carnaval uma celebração à vida

nanny3.jpg
nanny5.jpg

Trabalho da segurança pública foi adaptado com êxito ao novo formato do carnaval (Foto: Dharcules Pinheiro)

O que já era possível de perceber durante as quatro noites de folia realizadas na Avenida Amadeo Barbosa foi comprovado através de números oficiais: o carnaval 2011 foi um dos mais tranquilos dos últimos anos. Os índices foram apresentados pela equipe de segurança pública do Governo do Estado na tarde desta quarta-feira, 9, durante entrevista coletiva realizada no Comando-Geral da Polícia Militar.

Os números registrados revelam uma redução sensível das ocorrências em relação aos dois últimos anos. Em 2009 foram registradas 293. Ano passado, o número de ocorrências foi de 220. Já neste carnaval, o total foi de apenas 146 registros. “Temos que levar em conta que esses dados refletem, também, o número de ocorrências registradas no entorno da Avenida Amadeo Barbosa, diferente do que ocorria nos anos anteriores onde se registrava apenas o ocorrido no lugar do carnaval”, disse o comandante da Polícia Militar, coronel José dos Reis Anastácio. “Outro fator que devemos levar em consideração é que as noites de carnaval se estenderam até  às 3 horas da madrugada”, completou.

No interior do estado, foi registrado um total de 244 ocorrências. A cidade com maior número foi Feijó, que teve um total de 75. Santa Rosa, Manoel Urbano e Porto Valter tiveram apenas três ocorrências registradas.

No trânsito não foi diferente. A diretora do Detran, Sawana Carvalho disse que apenas um acidente com vítima fatal foi registrado na BR-317, na cidade de Capixaba. Os motivos do acidente devem ser investigados pela Polícia Rodoviária Federal, haja vista que aquela rodovia está sob a jurisdição daquela força policial. “Além deste, tivemos apenas três casos em que os motoristas tiveram que ser encaminhados ao pronto-socorro pelo Samu. Mas os ferimentos foram de menor gravidade”, contou. Sawana credita a tranquilidade no trânsito ao trabalho feito pelas polícias e aos apelos feitos pelas autoridades para que as pessoas buscassem se divertir e respeitar a vida, não dirigindo sob o efeito de álcool. “A presença das autoridades de trânsito, bem como a conscientização do condutor acreano contribuiu muito para o sucesso que obtivemos durante o carnaval”, completou.

Carnaval para os policiais

O coronel José dos Reis Anastácio elogiou a atuação das forças de segurança que trabalharam durante todo o carnaval. Ele disse que a tranquilidade registrada nas quatro noites de evento só foi possível graças à atuação dos abnegados homens e mulheres que trabalharam durante as noites de evento.

Como forma de reconhecimento e recompensa pelo trabalho eficaz, a Polícia Militar e o Governo do Estado devem promover uma festa exclusiva para essas pessoas. O evento está programado para a sexta-feira, 11.

"Essas pessoas se doaram incansavelmente para que o resultado desse carnaval fosse o melhor possível. Por isso estamos reconhecendo de publico o excelente trabalho que esse policiais desenvolveram nesses dias", afirmou.

Confira abaixo os números de ocorrências registradas em todo o Estado durante o carnaval:

REGISTROS DO INTERIOR

 

 

MUNICIPIO QTD
CRUZEIRO DO SUL 64
RODRIGUES ALVES 16
MAL. THAUMATURGO 4
PORTO VALTER 3
TARAUACA 24
FEIJO 75
SENA MADUREIRA 30
MANOEL URBANO 3
SANTA ROSA DO PURUS 3
PORTO ACRE 12
SENADOR GUIOMARD 22
PLACIDO DE CASTRO 4
ASSIS BRASIL 12
BRASILEIA 11
XAPURI 15
TOTAL 244

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter