Carnaval 2011 foi um dos mais tranquilos dos últimos anos

O cidadão acreano atendeu aos apelos das autoridades e fez do carnaval uma celebração à vida

nanny3.jpg
nanny5.jpg

Trabalho da segurança pública foi adaptado com êxito ao novo formato do carnaval (Foto: Dharcules Pinheiro)

O que já era possível de perceber durante as quatro noites de folia realizadas na Avenida Amadeo Barbosa foi comprovado através de números oficiais: o carnaval 2011 foi um dos mais tranquilos dos últimos anos. Os índices foram apresentados pela equipe de segurança pública do Governo do Estado na tarde desta quarta-feira, 9, durante entrevista coletiva realizada no Comando-Geral da Polícia Militar.

Os números registrados revelam uma redução sensível das ocorrências em relação aos dois últimos anos. Em 2009 foram registradas 293. Ano passado, o número de ocorrências foi de 220. Já neste carnaval, o total foi de apenas 146 registros. “Temos que levar em conta que esses dados refletem, também, o número de ocorrências registradas no entorno da Avenida Amadeo Barbosa, diferente do que ocorria nos anos anteriores onde se registrava apenas o ocorrido no lugar do carnaval”, disse o comandante da Polícia Militar, coronel José dos Reis Anastácio. “Outro fator que devemos levar em consideração é que as noites de carnaval se estenderam até  às 3 horas da madrugada”, completou.

No interior do estado, foi registrado um total de 244 ocorrências. A cidade com maior número foi Feijó, que teve um total de 75. Santa Rosa, Manoel Urbano e Porto Valter tiveram apenas três ocorrências registradas.

No trânsito não foi diferente. A diretora do Detran, Sawana Carvalho disse que apenas um acidente com vítima fatal foi registrado na BR-317, na cidade de Capixaba. Os motivos do acidente devem ser investigados pela Polícia Rodoviária Federal, haja vista que aquela rodovia está sob a jurisdição daquela força policial. “Além deste, tivemos apenas três casos em que os motoristas tiveram que ser encaminhados ao pronto-socorro pelo Samu. Mas os ferimentos foram de menor gravidade”, contou. Sawana credita a tranquilidade no trânsito ao trabalho feito pelas polícias e aos apelos feitos pelas autoridades para que as pessoas buscassem se divertir e respeitar a vida, não dirigindo sob o efeito de álcool. “A presença das autoridades de trânsito, bem como a conscientização do condutor acreano contribuiu muito para o sucesso que obtivemos durante o carnaval”, completou.

Carnaval para os policiais

O coronel José dos Reis Anastácio elogiou a atuação das forças de segurança que trabalharam durante todo o carnaval. Ele disse que a tranquilidade registrada nas quatro noites de evento só foi possível graças à atuação dos abnegados homens e mulheres que trabalharam durante as noites de evento.

Como forma de reconhecimento e recompensa pelo trabalho eficaz, a Polícia Militar e o Governo do Estado devem promover uma festa exclusiva para essas pessoas. O evento está programado para a sexta-feira, 11.

"Essas pessoas se doaram incansavelmente para que o resultado desse carnaval fosse o melhor possível. Por isso estamos reconhecendo de publico o excelente trabalho que esse policiais desenvolveram nesses dias", afirmou.

Confira abaixo os números de ocorrências registradas em todo o Estado durante o carnaval:

REGISTROS DO INTERIOR

 

 

MUNICIPIO QTD
CRUZEIRO DO SUL64
RODRIGUES ALVES16
MAL. THAUMATURGO4
PORTO VALTER3
TARAUACA24
FEIJO75
SENA MADUREIRA30
MANOEL URBANO3
SANTA ROSA DO PURUS3
PORTO ACRE12
SENADOR GUIOMARD22
PLACIDO DE CASTRO4
ASSIS BRASIL12
BRASILEIA11
XAPURI15
TOTAL244

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter