Caravana da Produção chega ao Alto Acre para atender produtores rurais

Entre os dias 22 e 25, o projeto Caravana da Produção esteve na região do Alto Acre para atender aos produtores rurais dos municípios de Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasileia. A equipe iniciou a programação da regional Alto Acre, na terça-feira, 22, visitando o município de Assis Brasil, distante aproximadamente 345 km da capital Rio Branco.

O projeto Caravana da Produção esteve na região do Alto Acre para atender aos produtores rurais dos municípios de Assis Brasil. Foto: Assessoria/Sepa

O projeto é liderado pelo secretário de Estado de Produção e Agronegócios, Nenê Junqueira, atendendo a uma determinação do governador Gladson Cameli, que em sua gestão tem priorizado o apoio ao setor produtivo.

Apoio ao setor produtivo é prioridade da Sepa. Foto: Assessoria/Sepa

“Estamos aqui na região do Alto Acre para cumprir um compromisso do governo Gladson Cameli, por meio da Sepa, de prestar apoio aos produtores rurais e incentivar a agricultura. Queremos acompanhar a execução deste projeto de perto, conhecer as realidades e juntos solucionar as dificuldades de modo que sejam aplicáveis à realidade do produtor”, disse o titular da Secretaria.

Objetivo do projeto é conhecer as realidades e juntos solucionar as dificuldades. Foto: Assessoria/Sepa

Durante a ocasião foram realizadas visitas ao escritório local da Sepa, a um polo industrial de beneficiamento de café do município, ao plantio de seringueiras do produtor Isaías Flores, e ao plantio de café do senhor Francisco Silvestre, com o objetivo de traçar melhores estratégias em favor do agronegócio local.

Já na quinta-feira, 24, como de costume, o dia começou cedo para a equipe da Caravana da Produção, desde as primeiras horas da manhã o titular da Sepa, juntamente com a diretoria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, (Emater), e a equipe técnica da secretaria, acompanharam a feira livre Walter Fernandes de Farias no município de Epitaciolândia. Na ocasião, o prefeito da cidade, Sérgio Lopes, aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância desta ação.

Visita a feira livre Walter Fernandes de Farias, no município de Epitaciolândia. Foto: Assessoria/Sepa

“Essa visita vem a agregar muito para o fortalecimento do setor produtivo aqui na nossa região. Hoje, Epitaciolândia é um dos polos onde o agronegócio está se consolidando muito, com produção de grãos, milho e soja. Este ano nós tivemos a primeira colheita de soja do município, além disso temos a nossa produção de suínos que está em franca expansão, sem falar na produção de aves, então, a cidade como um todo é bastante produtiva, a agricultura familiar aqui realmente é forte, e qualquer projeto que nos incentive, que venha a somar, será sempre bem-vindo”, disse.

Produção de suínos em Epitaciolância. Foto: Assessoria/Sepa

Em seguida, a equipe visitou o escritório local da Sepa no município para conversar com os colaboradores, depois partiram para visitar três propriedades rurais, são elas: A fruticultura do agricultor José Domingos, o plantio de seringueiras e a Agroindústria de Mandioca do produtor João Caetano, e a granja de suínos do produtor Mário Gaia, com o objetivo de incentivar diversas culturas.

Visita ao escritório local da Sepa no município de Epitaciolândia para conversar com os colaboradores. Foto: Assessoria/Sepa

Posteriormente, participaram de entrevistas nas rádios Aldeia FM e Ecoacre FM para falar sobre a importância e os avanços do projeto caravana da Produção. E finalizaram a agenda do dia visitando membros da cooperativa Coopersuino. A vice-presidente da cooperativa, Ivania dos Santos, avalia como positivo o encontro e está esperançosa com a nova gestão.

“Tivemos uma reunião muito produtiva e esclarecedora, nos ajudou a sanar algumas dúvidas, e o secretário Junqueira se dispôs a nos ajudar, agora eu vou transmitir as mensagens dele aos nossos 33 cooperados aqui do município, estou esperançosa e confiante com essa nova gestão”, disse.

Dando sequência às atividades, na sexta-feira, 25, a equipe visitou o município de Brasileia, distante aproximadamente 231 km da capital, Rio Branco. Para dar início à programação no município, visitaram o escritório local da secretaria, e na ocasião aproveitaram para realizar uma reunião com os colaboradores da casa para alinhar a comunicação interna. Em seguida partiram para conhecer um Laticínio e o Silo Graneleiro da cidade, depois visitaram a propriedade rural do produtor de milho Nelson Moreira.

A diretoria da Emater acompanha as agendas da caravana da Produção desde o início do projeto, oferecendo suporte aos produtores. O diretor-presidente Rynaldo Lúcio, fala sobre a importância de fortalecer esse trabalho em conjunto, uma vez que a assistência técnica é uma das necessidades mais apontadas pelos produtores durante as visitas.

“Essas visitas da Caravana da Produção que estão acontecendo juntamente com a Sepa só vem a fortalecer o sistema rural, já que a assistência técnica é uma prioridade no campo. Sem assistência adequada não é possível desenvolver uma boa produção, e a falta desse incentivo tem dificultado um pouco a prioridade nas execuções da terra. E fortalecendo essa parceria com Sepa na parte de logística e financeira, com certeza a assistência técnica no Acre irá se desenvolver de maneira mais ágil”, disse.

O que os produtores disseram

“Sempre tivemos ajuda do governo, disso não podemos reclamar, nos ajudaram com máquinas, na criação dos açudes, financiamentos. Esse apoio para nós pequenos produtores é fundamental, agora precisamos de novo apoio, desta vez com melhoria de ramal, porque sem ramal bom não é possível trabalharmos bem”, disse a piscicultora de Assis Brasil, Angélica Abendano.

“Eu amo o que eu faço aqui, para mim, está trabalhando com a terra é um sonho realizado, agradeço todos os dias pela oportunidade de estar contribuindo com o meio ambiente, tenho três hectares de terra plantada e 1.650 pés de seringa. Contei com a apoio do governo desde o início, quando surgiu a proposta de florestas plantadas eu não pensei duas vezes, acreditei e hoje você pode ver aqui que todo esforço valeu a pena, graças a Deus deu certo”, disse o produtor de seringueiras de Assis Brasil, Isaías Flores.

“Essa visita significa muito, somos carentes nessa área de maquinários e incentivos, e havendo esse apoio por parte do governo por meio do secretário da Sepa, para nós será de fundamental importância, na verdade, não apenas para nós produtores, mas também para a população em geral que se alimentam daquilo que plantamos e colhemos”, disse o produtor de Epitaciolândia, Raimundo Caetano.

“Estamos satisfeitos com a visita do secretário, pelo que conversamos acredito que uma parceria entre governo e prefeitura irá nos beneficiar muito, agregar muitas facilidades, desde investimentos novos até a possibilidade de melhoramento de ramais para facilitar o processo de escovar a nossa produção, porque sem acesso fica inviável produzir”, disso a produtora Lucenir Rufino, de Epitaciolândia

“A vinda do secretário foi boa, me reacendeu a esperança. Sobretudo na questão de melhorar o apoio e o incentivo ao produtor, e ele explicou que ano que vem a projeção é de que seja bem melhor para o nosso setor, e eu acredito que ele faça isso acontecer. Estou confiante, é legal isso que ele está fazendo de conhecer nossas propriedades, ver de perto nossas dificuldades, porque ficando somente no gabinete ele não teria dimensão da nossa realidade”, disse o produtor de milho de Brasileia, Arão de Souza.

“Eu produzo milho já tem uns oito anos, mas nos últimos anos minha produção tem diminuído por falta de incentivo, só agora, após a conversa com o secretário Junqueira, estou na expectativa de que melhorem as coisas para o ano que vem. O senador Marcio Bittar disse que vai conseguir uns equipamentos agrícolas para nos ajudar, estou confiante que ano que vem as coisas melhorem”, disse o produtor de milho de Brasileia, Nelson Moreira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter