Mais de 20 mil atendimentos foram realizados no interior do Estado
No período de 7 de agosto a 14 deste mês, a Caravana da Cidadania, formada pelos servidores do Tribunal de Justiça, por meio do Projeto Cidadão, OCA, Instituto de Identificação, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Incra e Defensoria, estava em plena atividade nos municípios de Manoel Urbano, Feijó, Rodrigues Alves, Tarauacá, Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Jordão.
Os documentos disponibilizados aos cidadãos foram Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Certidões de Nascimento e Casamento, Título de Eleitor e fotocópias. Foram realizadas, também, audiências pela Defensoria Pública.
Durante este período registraram-se 24.609 atendimentos, sem contabilizar os atendimentos médicos, que em parceria com as secretarias de Saúde dos municípios foram oferecidos à população.
“O nosso principal objetivo nessa caravana foi levar a excelência do atendimento àquelas localidades longínquas, e dentro do Projeto Cidadão. Nós temos a filosofia de que estamos de braços abertos para receber o cidadão, mas não dentro de um prédio público, pois vamos até ele. Então isso facilita a relação entre o poder público e a população porque o próprio Estado disponibiliza as ferramentas necessárias, documentação, para que o cidadão possa usufruir as políticas públicas”, afirmou Alessandra Araújo, subcoordenadora do Projeto Cidadão.
Dedicação ao trabalho
Sair todos os dias de casa às 7 horas da manhã e retornar no início da noite é algo comum para a maior parte da população que trabalha, mas passar 30 dias longe do conforto de casa e dos familiares é coisa para poucos. Os servidores que fizeram parte dessa caravana sabem bem como é abrir mão de tudo isso para literalmente servir a população que tanto precisa dos serviços públicos.
“Essa é uma ação em que temos a possibilidade de, na prática, efetivar a missão da OCA, que, de acordo com o decreto estadual 3.357, de 2008, prega a igualdade de todos e trabalha em prol do cidadão, oferecendo a ele serviços públicos com alto padrão de excelência. E no interior do Estado encontramos pessoas que vivem no isolamento, sem ter a facilidade de retirar os documentos pessoais. O obrigado e o sorriso que recebemos das pessoas são gratificantes, isso faz com que tenhamos prazer em nosso trabalho, esquecendo por alguns momentos a saudade de nossos lares, esposas e filhos, pois sentimos que desenvolvemos um papel importante perante a sociedade”, disse Alessandro Lima, servidor da OCA Rio Branco.
Para Antônio Tenisson de Almeida, servidor do Instituto de Identificação do Acre, saber que a execução do seu trabalho é de extrema importância faz com que tenha mais dedicação, pois dele depende a cidadania dos moradores do interior do Acre. “Trabalhamos com o sistema off line do instituto, que é um processo que está sendo implantado de forma gradativa, para que todos sejam atendidos com maior agilidade”, disse.
Essas pessoas, que muitas vezes abdicam do bem-estar de sua via cotidiana, mostram o real significado da palavra "servir" e, por meio de sua dedicação, trazem resultados eficazes para o Estado do Acre.