Capixaba recebe doação de ambulância do governo do Estado

Capixaba recebeu, na manhã desta sexta-feira, 13, uma nova Unidade de Suporte Básico (USB), para ser utilizada como meio de transporte sanitário e de assistência médica à população, com prioridade para atendimentos médicos não emergenciais, mas em que haja necessidade de transporte do paciente, podendo também ser utilizada em casos emergenciais.

A solenidade de entrega e assinatura do Termo de Doação reuniu diversas autoridades do Estado e do município (Foto: Assessoria Sesacre)

A solenidade de entrega e assinatura do Termo de Doação reuniu diversas autoridades do Estado e do município (Foto: Assessoria Sesacre)

A ambulância foi doada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), visando à melhoria da qualidade de atendimento e o aperfeiçoamento e expansão da capacidade operacional do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial na atenção básica.

A solenidade de entrega e assinatura do Termo de Doação reuniu diversas autoridades, no Centro de Saúde Idelfonso Cordeiro, entre eles, a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo; o prefeito de Capixaba, Otávio Varêda; o secretário municipal de saúde, Gerlandes Oliveira, vereadores, deputados e comunidade.

Segundo Suely Melo, essa é mais uma das conquistas que reflete o compromisso do governo com a saúde do Acre. “Depois da proibição da aquisição de ambulância por meio de emendas particulares, muitos municípios não puderam adquirir esses veículos”, disse.

Suely contou, ainda, que o governador autorizou a utilização de recursos do Pró-Acre para a reforma de 10 ambulâncias que serão disponibilizadas até o fim do ano a outros municípios. “Tudo o que é feito para a saúde é feito com muito esforço, dentro das nossas possibilidades e limitações”, garantiu a secretária.

 

O motorista José Francisco Oliveira lembrou que já enfrentou muitas dificuldades com a velha ambulância da unidade (Foto: Assessoria Sesacre)

O motorista José Francisco Oliveira lembrou que já enfrentou muitas dificuldades com a velha ambulância da unidade (Foto: Assessoria Sesacre)

As unidades de saúde da atenção básica de Capixaba contavam apenas com uma antiga ambulância para o transporte de pacientes. Em casos mais graves, era uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que prestava o socorro. O cidade mais próxima de Capixaba de referência para urgências e emergências é Senador Guiomard, que fica a pouco mais de 50 quilômetros de distância.

 

O motorista José Francisco Oliveira lembrou que já enfrentou muitas dificuldades com a velha ambulância da unidade. “Apesar de já ter servido muito, é um veículo muito velho. Já quebrou várias vezes, além de não ter espaço suficiente para acomodar devidamente o paciente”, relatou.

O prefeito Otávio Varêda, o secretário municipal de Saúde, Gerlandes Oliveira, e o diretor do Centro de Saúde, Weriton Roque, foram unânimes em dizer que a doação da ambulância representa um grande benefício para a população de Capixaba. “A possibilidade de salvar vidas se torna muito maior agora”, afirmou Roque.

“A gente fica mais confiante, sabendo que pode contar com um serviço de qualidade e que o governo se preocupa em melhorar a saúde”, disse a dona de casa, Menilza Ramos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter