Capixaba implanta Fórum Comunitário de Segurança Pública

Comunidade e governo se unem no debate de soluções contra a criminalidade

A segurança pública é  um dever do Estado com a responsabilidade de todos. Foi nesse sentido que aconteceu nesta quinta-feira, 20, na cidade de Capixaba, a implantação de mais um Fórum de Segurança Pública. A reunião, que aconteceu na Câmara Municipal, recebeu coordenadores e professores locais, vereadores e membros da comunidade e autoridades, como o secretário adjunto de Segurança Pública, Ermício Sena, o prefeito do município Joais Soares, a delegada Lucélia Dias e o delegado Henrique Ferreira, além de representantes da Polícia Militar.

O fórum é uma iniciativa do governo do Estado e tem como objetivo abrir um canal de diálogo com a população sobre a segurança pública. “É um fórum permanente de debate, no qual o governador Tião Viana faz questão de que todos possam sugerir e continuar participando, sem grandes formalidades”, disse Ermício Sena.

Segundo o tenente-coronel Marleudo Nogueira, a polícia sofreu um processo de transformação que modificou a visão no combate à criminalidade. Os cursos de ações foram adaptados ao longo de dez anos para se adequar às novas necessidades no atendimento da comunidade e melhorar esse processo de interação.

A delegada Lucélia reforçou o valor de a comunidade informar às autoridades competentes o que acontece no seu bairro: “Muitas vezes a polícia tenta montar um quebra-cabeça, e aquela peça que falta, ou seja, aquela informação, pode estar com alguém que, com medo, não procura a polícia, dificultando o trabalho”.

A reunião debateu os principais problemas da cidade e apresentou as estatísticas de 2011 até  o mês de outubro. Além disso, foi eleita uma comissão que definirá  os próximos fóruns e quando será necessário discutir novamente as dificuldades locais no combate à criminalidade. Para a comissão  foram escolhidos o vereador Rômulo Barros, como coordenador, a diretora da Escola Estadual Argentina, Rosimeire Lins, como secretária, e a psicóloga Maria Antônia como subcoordenadora.

Haverá ainda uma capacitação das comissões de todos os municípios nos quais já foram instalados os fóruns: Brasileia, Epitaciolândia, Bujari, Sena Madureira, Capixaba, Xapuri, Rio Branco e Porto Acre. Nessa capacitação, as equipes serão habilitadas e familiarizadas com o processo de policiamento comunitário e com o diálogo governo/sociedade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter