Capital acreana sedia encontro para discutir Educação a Distância na Região Norte

Durante evento Daniel Zen ressaltou experiências de sucesso em EaD no Acre (Foto: Astorige Carneiro/SEE)
Durante evento Daniel Zen ressaltou experiências de sucesso em EaD no Acre (Foto: Astorige Carneiro/SEE)

Durante o evento, Daniel Zen ressaltou experiências de sucesso em EaD no Acre (Foto: Astorige Carneiro/SEE)

Promovendo a melhora e o benefício da troca de experiências entre profissionais da educação, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e o Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), realizam durante os dias 17 e 18 deste mês, no auditório do Palácio da Justiça, a Reunião de Educação a Distância na Região Norte, evento que reúne educadores de várias universidades federais do país.

O encontro tem como principal objetivo debater os avanços do Ensino a Distância (EaD) no Brasil, mais especificamente nos Estados que compõem a Região Norte, contando com representantes das universidades federais do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Desde 2009, quando a EaD foi implantada na Ufac, o Acre vem recebendo o auxílio da UFF, que atua como parceira, disponibilizando materiais, consultoria, convênios e experiências acumuladas nessa modalidade de ensino.

O professor-doutor Celso José da Costa, representante da UFF, diz que o desejo de conhecer a região era antigo, já que a Universidade Fluminense atua há 40 anos na Região Norte. “O principal ponto desse encontro é debatermos as peculiaridades dessa forma de ensino e encontrarmos novas formas de aplicá-la com a qualidade que ela vem encontrando nos últimos anos”, explicou.

Durante os dois dias de encontro serão estudados e debatidos temas como “Planejamento, Implantação e Gestão da Educação a Distância”, “Gestão e Avaliação dos Polos da Região Norte” e “Formação Inicial e Continuada de Professores no Estado do Acre”.

Para o secretário da SEE, Daniel Zen, a modalidade cresce cada vez mais no Estado, gerando experiências exitosas nessa área de ensino, como a parceria com a Universidade de Brasília (UnB) dentro do Sistema Universidade Aberta do Brasil, que resultou na realização dos cursos de graduação em Artes Visuais, Teatro e Música para formação de professores que atuassem na rede de ensino.

“A realização desses cursos começou em 2007, e em fevereiro de 2012 realizamos a formatura de 80 alunos distribuídos em oito municípios: Acrelândia, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri. Durante esta semana, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, também serão apresentadas as defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso de 20 alunos do curso a distância de Artes Visuais, que, com certeza, ingressarão na rede pública de ensino”, destacou Zen.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter