CapacitaSUAS forma 245 trabalhadores que atuam no Acre

Trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) que atuam nos 22 municípios do Acre receberam duas semanas de qualificação, por meio do Programa Nacional de Formação Continuada, CapacitaSUAS. As capacitações foram viabilizadas através de uma ação conjunta entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Seds), o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Centro Universitário Sul de Minas (Unis). Gestores, técnicos e conselheiros da Assistência Social estiveram reunidos para discutir e fomentar a oferta dos serviços e benefícios socioassistenciais em todo o Estado.

Secretário Antônio Torres reunido com as turmas do CapacitaSUAS (Foto: Assessoria Seds)

Secretário Antônio Torres reunido com as turmas do CapacitaSUAS (Foto: Assessoria Seds)

O governo do Estado, por intermédio da Seds, vem consolidando a Política Estadual de Assistência Social, com o assessoramento à gestão dos programas, projetos e serviços, nos 22 municípios. Nesse sentido, “a qualificação dos trabalhadores do Suas é de fundamental importância para o aprimoramento e efetividade das políticas públicas na área social”, comenta Rosineide Bezerra, gestora municipal de Assistência Social em Marechal Taumaturgo.

Com o princípio pautado na educação permanente, mais de 240 trabalhadores que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Centro POP e nos serviços de acolhimento institucional, das secretarias municipais e estaduais de Assistência Social, participaram dos módulos de gestão financeira e orçamentária do Suas, serviços, programas e projetos socioassistenciais e atualização de indicadores.

“Essa qualificação vai ao encontro de tudo que a política de Assistência Social vem construindo. Os profissionais que atuam na área puderam compartilhar conhecimentos e experiências, reforçando e dando mais suporte às ações que são desenvolvidas no Estado”, comenta a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Nyéde Mota, que participou do módulo de gestão financeira e orçamentária do Suas.

A formação serviu para o compartilhamento de conhecimentos e experiências, na área de Assistência Social do Estado (Foto: Assessoria Seds)

A formação serviu para o compartilhamento de conhecimentos e experiências, na área de Assistência Social do Estado (Foto: Assessoria Seds)

De acordo com a diretora de políticas de Assistência Social da Seds, Claudia Di Paoli, “o diferencial do CapacitaSuas é ser um programa de formação continuada, e ao final dos cursos, os participantes são certificados por uma instituição de ensino superior”. Claudia complementa ainda: “Nas próximas etapas, teremos os cursos de pós-graduação, até chegarmos ao mestrado”.

O Centro Universitário Unis foi a instituição que ministrou os cursos no Acre. Segundo Guaracy Silva, superintendente corporativo do Unis, o Centro tem como premissa contribuir para o desenvolvimento regional. “Nossos professores trabalharam os conteúdos com um olhar na profissionalização. Assim, temos a certeza de que essa parceria vai render bons frutos.”

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