Capacitação promove suporte para Conselhos Escolares municipais

Principal objetivo do encontro é treinar os técnicos do interior do Estado

Visando a interação e o constante auxílio aos Núcleos Educacionais e os técnicos das secretarias municipais de Educação, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), em colaboração com o Departamento de Planejamento e Estatística e com a Coordenação de Programas Especiais, realizou, durante os dias 17 e 18, capacitação abordando os procedimentos de execução e monitoramento das ações dos Subprojetos Escolares ligados ao Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre (Proacre).

O principal objetivo dos dois dias de encontro foi treinar os técnicos do interior para garantir o suporte adequado aos Conselhos Escolares do Estado e dos Municípios na execução e monitoramento das ações dos Subprojetos Escolares, financiados com recursos do Banco Mundial, tendo confirmada a presença de 51 técnicos, vindos de todos os municípios do Estado.

A abordagem dos subprojetos trata de questões relacionadas à construção, ampliação e reparação das escolas dentro das Zonas de Atendimento Prioritário (ZAPs), que totalizam na zona rural cerca de 700 escolas. Maurilho Silva, coordenador do Proacre, explica que a união de esforços é extremamente importante para as comunidades mais isoladas ou de difícil acesso, o que faz com que "o apoio e o auxílio do governo, aliados à boa vontade e à interação das comunidades que visam melhorias, resultem em benefícios".

E foram vastos os benefícios relatados por Jaciane Ribeiro, secretária de Educação em Brasileia, que lembra da destinação de R$ 800 mil para 52 escolas do município. "É um momento de avanço e de satisfação para técnicos e secretários aqui presentes. O governo do Estado vem realizando um ótimo trabalho pela educação", destacou.

A oportunidade de discutir as implementações e as avaliações que possibilitam ressaltar o que pode e o que precisa ser melhorado também trouxe grandes expectativas para Rosineide Lopes e Francisca Aragão, coordenadoras dos Núcleos de Espitaciolândia e Tarauacá, respectivamente. "A construção da primeira escola para atender apenas o ensino médio em Epitaciolândia foi uma grande conquista", diz Rosineide. "A participação de toda a equipe da SEE, aliada com a comunidade e com os mais diversos profissionais da educação, é que possibilita a superação das dificuldades e a avaliação positiva desses encontros", afirma Francisca.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter