Capacitação vai preparar conselheiros de saúde sobre o controle social

Os conselheiros de saúde participarão, no período de 27 a 30 de maio, da primeira turma do Projeto de Inclusão Digital (PID) no Acre, que tem como objetivo contribuir para que os conselheiros aprimorem seus conhecimentos e adquiram habilidades para comunicação digital, indispensáveis ao exercício do controle social, além de ampliar os conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). A capacitação ocorrerá, a partir das 9h, no prédio do Datasus, próximo ao Detran, no Núcleo do Ministério da Saúde.

Na solenidade de abertura estarão presentes o presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES) e representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), do Ministério Público Estadual (MPE) e do Ministério da Saúde (MS). A programação contará com palestras abordando assuntos relacionados ao tema.

Para a secretária executiva do CES/Acre, Elizângela Saldanha, o PID é uma oportunidade para os conselheiros se capacitarem quanto à comunicação digital e terem mais uma ferramenta para trabalhar no controle social. “O programa vai ampliar conhecimentos e tornar o trabalho mais eficiente, inclusivo e compartilhado. Essa e uma ação permanente e visa reforçar os saberes de cada conselheiro”, completou.

Além de navegar pela internet, os conselheiros irão aprender a pesquisar sobre saúde utilizando ferramentas de busca, consultar bases de dados de indicadores, gastos e legislação do setor, dispondo de mais informações para analisar os repasses para a saúde e avaliar o cumprimento da legislação.

PID

O Programa possui três componentes: aquisição de equipamentos, conectividade e formação de conselheiros, e foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do MS (SGEP/MS).