Capacitação técnica busca aumento da produção de borracha no estado

A capacitação visa contribuir para produção da borracha natural (Foto: Hugo Costa)

Com o objetivo de dar continuidade às atividades relacionadas à cultura da seringueira, a Secretaria de Extensão Florestal e Produção Familiar (Seaprof), e a Empresa de Assistência Técnica Extrativista Rural do Acre (Emater) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ofereceram um curso de capacitação aos técnicos agrícolas do estado.

A capacitação visa contribuir para produção da borracha natural, manejo do seringal, reconhecimento de doenças no plantio, técnicas de sangria, de coleta e de armazenamento de borracha natural.

O engenheiro florestal Rivadalve Coelho Gonçalves é pesquisador da Embrapa e ministrou o curso técnico. “O objetivo é atualizar os técnicos para prover um suporte tecnológico adequado, e garantir uma maior produtividade”, afirmou Gonçalves.

O chefe do escritório da Seaprof de Epitaciolândia Adelson dos Santos salienta a importância dessa transferência de conhecimento. “A Embrapa vem desenvolvendo várias pesquisas, portanto é muito interessante essa troca de conhecimento para que possamos auxiliar melhor o produtor rural”, disse.

Seaprof, Emater e Embrapa buscam o aumento da produção de borracha (Foto: Hugo Costa)

Fomento

Há oito anos o governo criou o Programa Florestas Plantadas com objetivo de  incentivar o cultivo de plantas da própria região, com ênfase ao plantio de seringueiras.

No início do mês o governador Tião Viana entregou a Indústria de Granulado para a Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre). O investimento conjunto foi de mais de R$ 7 milhões e beneficiará mais de duas mil famílias da região. O empreendimento tem a capacidade de utilizar toda a borracha produzida no estado.

O coordenador do programa Florestas Plantadas , Ademir Batista afirma: “na fábrica nós vamos está entrando com o cernambi virgem prensado (CVP) transformado-o em GEB que é o granulado escuro brasileiro”  O GEB é o produto final da borracha que será vendido diretamente para a indústria.

O governo do Estado planejou toda cadeia produtiva da borracha desde o plantio de seringais novos  bem como a inserção de seringais aptos para iniciar sua produção.   

Este é o cernambi virgem prensado, o CVP (Foto: Hugo Costa)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter