Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras começa neste sábado

Primeira etapa será no município de Epitaciolândia

1215877102_dsc_0009.jpg

Campeonato de bandas e fanfarras mobiliza estudantes de todo o Estado. Final será realizada nos dias 18 e 19 de julho em Rio Branco (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Que rufem os tambores! Vai começar o 9º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, evento que movimenta todos os anos milhares de estudantes em todo o Estado. A primeira etapa acontece neste sábado, 27, em Epitaciolândia, sede da Regional I, que tem ainda a participação das corporações musicais dos municípios de Brasiléia e Xapuri. Ao todo, cerca de 500 estudantes de 9 escolas estão envolvidos nesta fase. As categorias etárias que concorrem ao campeonato são infantil, infanto-juvenil, juvenil e senior.

Os desfiles classificatórios para a final são julgados por um corpo técnico convidado pela Associação de Bandas e Fanfarras do Acre (Abanfacre), responsável pela organização, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. Linha de Frente, baliza, mor e corpo musical serão os itens avaliados. “Este ano, para julgar a final teremos a presença de profissionais do Rio Grande do Sul e São Paulo. Eles também irão ministrar oficinas sobre coreografia, baliza e mor”, revela o presidente da Abanfacre, Manoel Távora.

A novidade para 2009 é que a premiação dada aos vencedores será de instrumentos musicais. Segundo Manoel Távora, a premiação em equipamentos vai contribuir para que as fanfarras se qualifiquem para concorrerem no concurso nacional em 2010. No último campeonato brasileiro em 2008, o Acre foi destaque com a vitória da Escola Flodoardo Cabral, de Cruzeiro do Sul, na categoria banda de percussão (corpo coreográfico) e na categoria banda marcial (corpo coreográfico) com a Escola Armando Nogueira, consagrando-se vice-campeã nacional.

Depois da etapa inicial, a cidade de Porto Acre sedia no dia 4 de julho, a Regional II, que além do município anfitrião, recebe as representantes de Plácido de Castro e Sena Madureira. A final do campeonato, que nesta edição ocorre em dois dias, 18 e 19 de julho, acontece na Arena da Floresta, em Rio Branco. Resgatado pelo Governo do Acre em 2000, com investimentos nas áreas técnicas e na compra de equipamentos musicais, o campeonato tem a finalidade de fomentar o desenvolvimento da arte musical nas escolas e promover o intercâmbio entre os integrantes, incentivando as corporações musicais ao aprimoramento de métodos e técnicas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter