Como parte da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, o governo do Estado, por meio das secretarias de Política Públicas para as Mulheres (SEPMulheres) e de Educação e Esporte (SEE), realizou na manhã desta quarta-feira, 7, em Cruzeiro do Sul, uma capacitação da campanha nacional “Quem Ama Abraça” para diretores e coordenadores escolares da rede pública de ensino.
O objetivo da formação é mostrar aos educadores metodologias voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher no ambiente escolar e na comunidade. Representando oito escolas públicas do Vale do Juruá, 15 pessoas participaram.
“A campanha funciona de forma multiplicativa: nós capacitamos os gestores escolares, que repassam as orientações aos professores das suas unidades de ensino que em seguida trabalharão a temática com seus alunos em sala de aula. Precisamos que toda a sociedade se envolva e se conscientize da gravidade do problema da violência, principalmente em Cruzeiro do Sul”, explicou, Joelda Pais, coordenadora de Direitos Humanos da SEPmulheres.
A campanha disponibiliza material didático. Para os coordenadores de educação foram entregues revistas e CDs com orientações de como trabalhar a temática no ambiente escolar.
Juliana Nascimento, servidora da Escola Estadual Santa Luiza, localizada na comunidade Canela Fina, relatou situações vividas no ambiente escolar e falou da dificuldade de ajudar.
“Temos casos de crianças que convivem num ciclo de violência familiar, e pra gente é muito difícil ajudar porque foge do nosso controle. Hoje, na formação, eu entendi que posso, sim, fazer mais para mudar essa realidade na minha comunidade. Agora conheço os parceiros da rede de apoio e sei onde buscar orientação e como trabalhar isso com meus alunos”, disse Juliana.
Quem Ama Abraça
Coordenada pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) e pelo Instituto Magna Mater, a campanha, de cunho nacional, foi lançada no Acre em abril deste ano e no estado é executada pela SEPmulheres e SEE.
Atualmente, além de duas escolas de Rio Branco, participam também da campanha “Quem Ama Abraça” oito unidades de ensino de Tarauacá, duas de Brasileia e oito de Cruzeiro do Sul.