Realizado no Dia dos Namorados, a campanha “Fique Sabendo”, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) para incentivar o teste espontâneo de HIV/Aids, coletou 103 amostras de sangue, 55 delas do sexo masculino – um resultado deu positivo. A maioria das pessoas que procuraram o serviço estava na faixa etária de 20 a 40 anos
Para a técnica e enfermeira do Programa de DST/ Aids da Sesacre Marília Carvalho, o resultado foi satisfatório. “Embora a adesão pareça pequena, o resultado foi bom, considerando que a campanha foi realizada em um dia, e no centro da cidade. Conseguimos alcançar nosso objetivo. As pessoas que procuraram os serviços estavam dentro da faixa etária esperada. Atendemos desde o adolescente até pessoas com mais idade”, disse.
Leia mais Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais está em novo endereço Acre está entre os três Estados finalistas de prêmio de ações preventivas a hepatites |
Em apenas um dia de campanha foram distribuídos mais de 20 mil preservativos e cinco mil unidades de gel lubrificante.
“O sucesso da campanha foi graças ao trabalho da imprensa, que divulgou em massa a atividade e incentivou a população a procurar o serviço. Isso ajudou muito, pois estimulou os empresários do centro da cidade a liberar seus funcionários para fazer o teste rápido”, ressaltou Marília.
Ela conta que o programa possibilitou também atender o público que necessitava desse serviço, a exemplo de um casal que queria realizar o teste preventivo pré-nupcial e do pai de um menor infrator que levou o filho para realizar o teste antes de entrar no Centro de Recuperação.
Uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, assistente social e enfermeiro, estava durante toda a ação dando suporte de aconselhamento para os casos que se confirmassem positivos. O resultado é sigiloso e o caso positivo foi encaminhado para tratamento, ofertado gratuitamente pela rede pública de saúde, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).
Entre 1987 e 2012 foram notificados 617 casos de Aids, com registro de 226 óbitos no Acre. Rio Branco e os municípios de Sena Madureira e Cruzeiro do Sul foram os que mais apresentaram registros da doença. Além de jovens, outros grupos que merecem atenção e estão no foco das ações de prevenção são os de homens casados e idosos.
As pessoas que não realizaram o teste durante a campanha “Fique Sabendo” têm a opção de fazê-lo, a qualquer momento, no Centro de Saúde Cláudia Vitorino, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), próximo à Igreja Batista do Bosque, ou ainda no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), localizado no Hospital das Clínicas (HC).