Sucesso

Campanha do Hemoacre arrecada mais de duas mil bolsas de sangue

Desde janeiro, o hemocentro do Acre (Hemoacre) realiza uma intensa campanha de doação visando, sobretudo, aumentar os estoques de sangue para o carnaval. Com a ajuda dos mais diversos parceiros, nos últimos dois meses foram coletadas mais de 2 mil bolsas de 2,7 mil candidatos.

Entre os parceiros do Hemoacre estão o Senac, Senai, Amigos do Jamel, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, a Liga e a Federação acreanas de Taekwondo, a Igreja Católica, a OCA, FAAO, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Radio Taxi Apuí, o Tribunal de Justiça (TJ) e a Uninorte.

Com ajuda de parceiros, Hemoacre consegue manter estoques de sangue. (Foto: Junior Aguiar)

De acordo com a coordenadora do setor de Captação do Hemoacre, Josiane Bezerra, das bolsas coletadas nos últimos dois meses, a projeção é que 4.990 transfusões de sangue tenham sido realizadas. “Ou seja, é um impacto bastante positivo na vida de quem precisa de sangue e seus derivados”, disse.

Ela explica ainda que a doação é fundamental para que o Hemoacre possa ajudar a salvar vidas. “Para se ter uma ideia, uma bolsa coletada, depois de fracionada, pode resultar em até quatro hemocomponetes distintos”.

O Hemoacre realiza coletas externas indo até o local onde o doador se encontra, como foi o caso da OCA, FAAO, da OAB e do TJ, e coletas internas, nas quais os parceiros, durante a campanha, se dirigiram ao próprio hemocentro para fazer as doações. Foi o caso do Senac, da Rádio Taxi Apuí, da Liga e Federação de Taekwondo e da Igreja Católica.

Sesacre recuperou ônibus que estava parado há meses para ajudar nas doações. (Foto: Júnior Aguiar)

Para as coletas externas, o Hemoacre conta com um ônibus adaptado, que estava parado há meses por falta de manutenção, mas foi recuperado pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e que volta a ser fundamental para manter os estoques de sangue.

O que é o Hemoacre?

O Hemoacre é uma instituição com personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos e que, na esfera estadual, é vinculada a Sesacre, tendo como missão ofertar serviços de qualidade em hemoterapia e hematologia.

Foi criado no dia 15 de março de 1988. Em 1996 foi realizada a primeira reforma e ampliação da atual sede, sendo criada uma área destinada às atividades administrativas.