Campanha do Dia Mundial do Diabetes

Unidades de Saúde realizarão atividades durante a semana de 08 a 16 de novembro

Segundo dados da International Diabetes Federation  (IDF), em todo mundo, pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. Em 30 anos, este número deve chegar a 380 milhões no mundo. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e aparecem 500 novos casos por dia. No Acre existem cerca de 7.300 pacientes. Só em Rio Branco são aproximadamente 4.200, o que corresponde a 57% do total geral pacientes diagnosticados no estado.

O tema escolhido para a Campanha Mundial de 2010 é “Diabetes: Educar para Prevenir”. O objetivo é chamar a atenção de quem está envolvido direta ou indiretamente nos cuidados com o diabetes.

Para que a prevenção, a educação e o tratamento sejam eficientes, além do comprometimento do paciente, é necessário que a família, a comunidade e os profissionais de saúde se envolvam na causa.

Este ano, as Unidades de Saúde realizarão atividades durante a semana de 08 a 16 de novembro, com verificação de glicemia capilar, palestras, café da manhã e orientações individuais. No dia 12, será feito um grande evento de mobilização no Senadinho a partir das 08h.

Diabetes

O diabetes se divide em dois principais  tipos:
– Tipo 1 é uma doença auto-imune caracterizada pela destruição das células beta produtoras de insulina. Isso acontece por engano porque o organismo as identifica como corpos estranhos. A sua ação é uma resposta auto-imune. A DM1 surge quando o organismo deixa de produzir insulina (ou produz apenas uma quantidade muito pequena).
– Tipo 2 possui um fator hereditário maior do que no tipo 1. Além disso, há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos.

Os principais sintomas são:

– Urinar com freqüência.
– Sede excessiva.
– Fome aumentada.
– Perda de peso.
– Cansaço.
– Visão embaçada.
– Feridas de difícil cicatrização.

Fatores de Risco:

Algumas características podem indicar tendência ao diabetes tipo 2:
–  Obesidade e sobrepeso
– Sedentarismo
–  Intolerância à glicose identificada por exames
– Hábitos alimentares não saudáveis
– Idade avançada
-Pressão e colesterol altos
– Histórico familiar de diabetes
– Histórico de diabetes gestacional
-Acúmulo de gordura abdominal

A prevenção e tratamento do diabetes baseiam-se principalmente no exercício físico e na boa alimentação, que consiste em adequar as preferências individuais com a quantidade e qualidade dos alimentos que farão parte da nossa dieta habitual. Existem algumas recomendações que podem ajudar a tornar sua alimentação mais saudável:

– Procure incorporar na sua dieta habitual a maior quantidade possível de alimentos ricos em fibras, tais como frutas e verduras. Por exemplo, evitar “descascar” algumas frutas, como figo, pêssego e maçã pode aumentar bastante o conteúdo de fibras, que terão um papel fundamental na saúde do seu sistema digestivo.
– Procure diminuir a quantidade de gorduras (óleo, manteiga, creme etc.) e de carboidratos (massa e doces), dando preferência a alimentos grelhados e cozidos. Infelizmente a dieta habitual da nossa população é sempre mais rica em gorduras e carboidratos e pobre em proteínas do que o desejado. Evite comer “fast food”, dê preferência aos alimentos de preparação mais “caseira”.

Se você apresentar alguns dos sintomas citados, procure a Unidades de Saúde mais próxima de sua residência.

Por que um círculo azul?

A campanha para a Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes foi liderada pela Federação Internacional de Diabetes (IDF). Ela é representada por um ícone simples, que pode ser facilmente adaptado e usado em todos os lugares. O ícone clama a união pelo diabetes e simboliza o apoio à Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes.

O Conceito

Desde o início, a IDF buscou um símbolo simples, de modo a facilitar a reprodução em larga escala e facilitar o uso para qualquer pessoa que quisesse dar apoio à campanha. A idéia era ser algo tão simples, que uma criança pudesse desenhar com um giz de cera. O ícone pode ser facilmente reproduzido a um baixo custo e é facilmente integrado a qualquer campanha pelo diabetes.

A Escolha da Forma

Os círculos estão sempre presentes na natureza e têm sido usados como símbolo desde os primórdios da civilização. O significado do círculo é extremamente positivo. Em várias culturas, simboliza a vida, a mãe terra e a saúde. Nesta campanha, ele simboliza a união. A comunidade global de diabetes se juntou para dar apoio à Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes. Nossas forças unidas foram a chave para fazer essa campanha tão especial.

A Escolha da Cor

O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países. É a única entidade que pôde apelar aos governos de todos os lugares que era hora de reverter a epidemia global de diabetes, que ameaça o avanço econômico e que causa tanto sofrimento.

Programação das Atividades – Dia Mundial do Diabetes

MUNICIPIO: RIO BRANCO

Responsável Local Data Ação
C. S. Placas Centro de Saúde 11 – Verificação de Glicemia Capilar;

– Palestras.

Areal I Centro de Saúde 11 – Mobilização Social;

– Verificação de Glicemia Capilar;

– Palestras.

C. S. Eduardo Assmar Praça do Juventus 13,14 e 15 – Verificação de Glicemia Capilar;

– Aferição de pressão arterial.

Barral y Barral Centro de Saúde 16 – Café da manhã;

– Palestras;

– Orientação Individual;

– Aferição de pressão arterial.

Santa Inês I e

Areal I

Unidade de Saúde 12 -Verificação de Glicemia Capilar;

– Orientação Individual;

– Palestras.

Área Técnica Municipal e Estadual  
Senadinho (Ponto de Encontro) Centro da Cidade
 
12
– Verificação de Glicemia Capilar;

– Orientação Individual;

– Entrega de Folder;

– Blitz no Semáforo;

– Divulgação na Mídia.

Secretaria de Estado de Saúde 8,9,10 e 11 – Verificação de Glicemia Capilar nos funcionários.
  Secretaria Municipal de Saúde 17 e 18 – Verificação de Glicemia Capilar nos funcionários.

 

Obs.: Além das Atividades Pontuais a Área Técnica utilizou divulgação da Campanha através de outdoor, Busdoor e Faixas nas Unidades de Saúde.                                                                                             

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

MUNICIPIO: MANCIO LIMA

USF Ação Período de execução Público alvo Responsável pelo atendimento/profissional
Dr. Cerqueira – Palestra de Orientação, Prevenção e Riscos sobre Diabetes;

– Orientação sobre a importância de fazer exercícios físicos (Prof.Educ.Fís);

– Acompanhamento (teste de Glicemia, aferição de PA);

– Café da manhã;

1 dia ( 12 de novembro) Diabéticos. Vanízia (Enfermeira)

Gilmar (Prof. de Educação Física)

Quintino Rio Branco Lebre – Palestra de Orientação, Prevenção e Riscos sobre Diabetes;

– Acompanhamento (teste de Glicemia, aferição de PA);

– Café da manhã;

1 dia ( 12 de novembro) Diabéticos. Gláucia (Enfermeira)
Sofia Barreto – Palestra de Orientação, Prevenção e Riscos sobre Diabetes;

– Acompanhamento (teste de Glicemia, aferição de PA);

– Café da manhã;

1 dia ( 12 de novembro) Diabéticos. Janile (Enfermeira)
José  Araújo – Palestra de Orientação, Prevenção e Riscos sobre Diabetes;

– Acompanhamento (teste de Glicemia, aferição de PA);

– Café da manhã;

1 dia ( 12 de novembro) Diabéticos. Glauber (Enfermeiro)

MUNICIPIO: EPITACIOLÂNDIA

AÇÕES ESTRATEGIA PERIODO LOCAL RESPONSAVEL
Promover uma reunião com as coordenadoras da unidades de saúde. Planejar de forma conjunto sobre as ações de prevenção de diabetes 25-10-10 SEMSA Lidiana e Flavia Djanea
Providenciar fita  de glicemia capilar Realização de exames de glicemia capilar. Definir. Unidades de saude Enfermeiras das unidades de saúde
Solicitar faixas com slogam da campanha Informar sobre o dia mundial do diabetes nos pontos estratégicos definir Unidades de saude Lidiana e Flavia Djanea
Divulgar na mídia  as ações sobre a campanha  mundial de diabetes. Informar a população em geral sobre a prevenção/controle de diabetes. definir Radio local Lidiana e Flavia Djanea
Realizar palestras educativas Informar a população sobre a prevenção/controle de diabetes. definir Unidades de saúde e centro do idoso. Coord. UBS
Providenciar material educativo como: cartazes, panfletos. Distribuir para UBS mantendo a população informada. definir UBS e centro do idoso. Lidiana e Flavia Djanea

 

OBS. Foi Solicitado por correspondência, emaill e telefone as ações programadas pelos municípios, porém até  a presente data ainda não tinham enviado.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter