Solenidade de lançamento será realizada no sábado em Plácido de Castro
A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa começa a ser realizada no próximo sábado, 1º. A meta do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), responsável pela vigilância sanitária animal e vegetal, é imunizar 100% do rebanho acreano, hoje estimado em 2,65 milhões de cabeças. O prazo será encerrado no dia 30 de novembro. Na primeira fase a cobertura vacinal chegou a 96% do rebanho.
De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Paulo Viana, nessa etapa o instituto irá desenvolver pesquisa sorológica em propriedades localizadas nos municípios que fazem fronteira com a Bolívia. A inspeção consiste em coletar sangue de animais, por sistema de amostragem, para verificar a eficiência da vacinação e a ausência do vírus da febre aftosa na região. “Nesses locais a vacinação só poderá ser feita após a analise.”
A partir do próximo dia 6, veterinários e técnicos do Idaf percorrem os municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Xapuri, Plácido de Castro, Acrelândia e também de Senador Guiomard para realizar a enquete sorológica, inspeção clínica dos rebanhos, trabalho de conferência de animais e a destinação deles.
“Nosso objetivo é permanecer com o status de zona livre de aftosa com vacinação”, ressaltou Paulo Viana. Mais de 50% das doses necessárias para imunizar o rebanho acreano já estão disponíveis nas casas agropecuárias.