Campanha de vacinação contra influenza começa nesta terça

Cartaz_Gripe_640x460mm.inddCrianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, indígenas, idosos a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas e população penitenciária já podem receber a vacina contra a gripe influenza, a partir desta terça-feira, 22, nos postos de saúde.

A campanha de vacinação deste ano tem como tema “Quem lembra da vacina se protege da gripe”, e se estende até o dia 9 de maio. No próximo sábado, 26, ocorre a abertura oficial, na escola Estadual Prof. Pedro Martinello, localizada na Avenida Flaviano Melo, Bairro Tancredo Neves, em Rio Branco, a partir das 9 horas.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Izanelda Magalhães, 157 mil pessoas deverão receber a dose da vacina – o equivalente a 80% dos grupos elegíveis para campanha no Acre.

“Serão disponibilizados 325 postos fixos e móveis de vacinação, além de 188 transportes, como carros, motos e barcos, para levar a vacina aos lugares de difícil acesso. Mais de 1,6 mil profissionais estarão trabalhando durante os dias de campanha, para garantir que a meta de cobertura seja atingida”, ressaltou Izanelda.

Para o gerente da Divisão de Imunização e Rede de Frio, Ivan Galvão, a campanha tem como objetivo “reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza”.

A gripe Influenza é causada por um vírus que tem distribuição global. Estima-se que de 5 a 15% da população sejam acometidos pela doença e que existam de 3 a 5 milhões de casos graves, ocasionando em torno de 250 a 500 mil mortes por ano, em todo o mundo.

Transmissão da doença:

Direta
Por meio de contato com secreções das vias respiratórias eliminadas da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar.

Indireta
Pelas mãos ou objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos e nariz).

Sintomas:
– Comprometimento das vias aéreas superiores;
– Congestão nasal;
– Rinorreia;
– Tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia (dor muscular) e dor de cabeça.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter