Campanha de dermatologia será realizada na próxima segunda-feira no HC

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), realiza na próxima segunda-feira, 04, uma campanha de atendimento dermatológico, com consultas para as pessoas que apresentem qualquer tipo de manchas na pele. A atividade será realizada no período da manhã no setor de dermatologia, localizado no Hospital das Clínicas (HC).

Para se consultar, não precisa fazer agendamento, é necessário apenas levar documento oficial com foto e o cartão do SUS. A ação é promovida por meio do Serviço Estadual de Dermatologia e o do Programa Estadual de Controle da Hanseníase.

De acordo com Franciely Gonçalves, gerente do Serviço Estadual de Dermatologia e do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, em comparação com a década de 80, o estado do Acre apresenta uma redução na prevalência de Hanseníase de 98,2%. Entretanto a cada ano, houveram descobertas de novos casos, por isso, é necessário unir forças para fortalecer o enfrentamento dessa doença.

“Mancha dormente na pele pode ser hanseníase e para saúde estadual isso é uma prioridade, portanto, as pessoas com manchas suspeitas de hanseníase, não precisam de agendamento de consultas, basta levar o cartão do SUS ao Serviço de Dermatologia no HC para avaliação médica”, destaca a gerente.

Para se consultar basta levar documento oficial com foto e cartão do SUS (Foto: Arquivo)

Prevenção

É importante que as pessoas se auto examinem, e ao encontrar manchas dormentes na pele, procurem o Serviço de Dermatologia para realizar a avaliação. Todos que moram na casa de quem está tratando ou já tratou de hanseníase, devem tomar a 2ª dose da vacina BCG, como forma de proteção. O Serviço de Dermatologia realiza na última sexta-feira de cada mês essa vacinação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter