Campanha de combate à poliomielite começa nesta segunda-feira, 9, em Xapuri

No dia da mobilização nacional contra a doença, sábado, 14, todos os postos de saúde estarão disponíveis para a vacinação

Com o objetivo de incentivar os pais a levar os filhos com idade inferior a cinco anos aos postos de vacinação mais próximos, a coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Xapuri inicia a partir desta segunda-feira, 9, a campanha contra a poliomielite.

Com o slogan “Paralisia Infantil: Tem Que Vacinar, Não Pode Bobear”, a campanha deverá realizar sua segunda etapa somente em agosto. No dia 14, data em que se inicia a campanha nacional contra a doença, todos os postos de saúde no Estado estarão disponíveis para vacinação.

“A vacina contra a poliomielite é de fundamental importância”, ressalta a coordenadora do PNI no município, Verônica Soares. Ela também explica que o estoque disponível de vacinas tem capacidade para atender as necessidades de Xapuri, que tem mais de 2 mil crianças com idade inferior a cinco anos.

A partir da campanha, haverá grande mobilização dos postos de saúde do Estado para que atinja o mínimo de 95% de cobertura vacinal, o que é primordial para que a poliomielite continue erradicada no Brasil. Em 2007, a meta de vacinação em Xapuri foi alcançada, chegando a quase 100%. Na capital do Estado, a campanha se iniciará no próximo sábado e deve durar um mês.